Os moradores de São Pedro da Aldeia que apresentarem sintomas da Covid-19 devem buscar um dos seis postos de saúde que já estão oferecendo atendimento e testagem para os casos suspeitos da doença nos bairros do município. A população pode procurar, ainda, o Centro de Triagem, anexo ao Pronto-Socorro Municipal. A Secretaria de Saúde também divulgou a listagem de unidades que estarão aplicando a vacina contra o coronavírus durante o superferiado e o público-alvo da semana. Confira abaixo o passo a passo de como e onde buscar atendimento:
O que fazer em caso de sintomas da Covid-19?
Os sintomas mais comuns da Covid-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem apresentar dores, congestão nasal, dor de cabeça, conjuntivite, dor de garganta, diarreia, perda de paladar ou olfato, erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés.
Ao identificar os sintomas, a população deve seguir os quatro passos para o atendimento:
- Procurar uma unidade de saúde de referência mais próximo de sua residência (listagem abaixo) ou o Centro de Triagem;
- Ser avaliado por equipe técnica;
- Realizar o teste rápido ou swab, conforme orientação da equipe;
- Passar pela conduta médica, para a indicação ou não do tratamento.
Onde buscar atendimento?
A Secretaria Municipal informa que o atendimento para realização de testes, consultas e medicação está disponível, entre 9h e 13h, nos seguintes postos:
Esf Vinhateiro – Travessa Antônio de Araújo Mendonça, s/n, Vinhateiro;
Esf Bairro São João I – Rua São Jorge, s/n;
Esf Campo Redondo – Rua Luiza Terra, s/n, Campo Redondo;
Esf Alecrim – Estrada do Alecrim, n° 80, Parque Arruda;
Esf São Mateus – Rua Manuel Antônio Júnior, s/n, São Mateus;
UBS Balneário – Rua São Jorge, s/n, Balneário.
A pasta ressalta que toda medicação receitada passa por critério e análise de cada médico.
Onde procurar a vacina durante o superferiado?
Dando prosseguimento ao calendário de vacinação contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde iniciará a imunização de idosos de 67 anos ou mais a partir desta segunda-feira (29). Nove unidades de saúde vão disponibilizar as doses entre 8h e 15h até a quinta-feira, 1° de abril. A vacinação acontece mesmo com a adesão ao superferiado nos órgãos municipais. A comunidade quilombola também será imunizada. O município recebeu, neste sábado (27), nova remessa de vacinas, contendo 1.810 doses de CoronaVac e 350 doses de Astrazeneca, destinadas à primeira aplicação do imunizante.
Confira os postos de vacinação:
UBS Centro/Mossoró: Rua Ramiro Antunes, s/n – Mossoró;
UBS Fluminense: Rua Rezende, n° 54 – Bairro Fluminense;
Esf Porto do Carro: Estrada do Alecrim, n° 388 – Porto do Carro;
Esf Baixo Grande: Rua Antônio Soares dos Santos, s/n – Baixo Grande;
Esf Bairro São João II: Rua Marechal Juarez Távora, n° 168;
Esf Praia Linda: Rua Nicolas Peregrino dos Santos, n° 66 ou Estrada de Ferro, n° 66 – Praia Linda;
UBS Estação: Rua Joaquim Rodrigues Milagres, n° 52 – Estação;
UBS Rua do Fogo: Rua Jairo Azevedo, s/n – Rua do Fogo;
Esf Flexeira: Rua da Adutora, s/n – Flexeira.
A prefeitura destaca que cada frasco da vacina contém dez imunizantes. Para evitar desperdício das doses, apenas será permitida a abertura de novos frascos até as 14h. Após esse horário, novas doses só serão disponibilizadas se houver espera de dez pessoas aptas para receber a imunização.
Para receber a vacina, o idoso precisa apresentar documentação pessoal com foto, Cartão do SUS e comprovante de residência. Aqueles que receberam a primeira dose da vacina CoronaVac e estiverem dentro do prazo de 14 e 28 dias após a aplicação, devem procurar as unidades de saúde listadas acima para aplicação da segunda dose, necessária para a imunização completa da doença.
A gestão municipal ressalta que é de grande importância que o público siga as recomendações sanitárias no ato do procedimento, como o uso de máscara e higienização das mãos.