A Guarnição de Pronta Resposta (GPR) da Guarda Civil Municipal iniciou a atuação nas ruas aldeenses neste fim de semana. Pontos estratégicos, como a região central, onde estão localizados estabelecimentos de funcionamento noturno, praias e o Terminal Rodoviário Prefeito Hermínio Sampaio, serviram como base de apoio para as equipes. A guarnição executa o trabalho de patrulhamento preventivo e atendimento de urgência às solicitações da população.
Foi registrada, no período, uma denúncia por utilização de som acima do limite de decibéis permitido. O responsável pelo estabelecimento denunciado foi orientado pelos agentes. Em caso de reincidência, é prevista pena de notificação e multa. A legislação em vigor no município estabelece o limite de 55 decibéis para o volume do som.
De acordo com o Secretário de Segurança e Ordem Pública, José Maria Cádimo, um dos principais objetivos da gestão é oferecer aos aldeenses uma guarda mais equipada e preparada. “Estamos oferecendo melhores condições de trabalho para contribuir com a segurança pública da cidade e, consequentemente, com o bem-estar da comunidade aldeense. Todos os investimentos e esforços trazem retorno imediato para a população”, afirmou.
Os guardas que compõem a GPR receberam treinamento específico para a função. Eles foram orientados, na última sexta-feira (19), por um agente da Polícia Federal e instrutor de segurança pública sobre táticas para operações utilizando as novas caminhonetes da frota, além de outras técnicas de trabalho. A legislação que rege a atuação dos agentes também foi revista durante palestras, com ênfase para temas como abuso de autoridade, excludentes de ilicitude, crimes e contravenções penais.