O Conselho Tutelar de São Pedro da Aldeia promoveu um seminário sobre a rede de garantias de direitos. O evento faz alusão ao dia nacional da entidade, comemorado no dia 18 de novembro. O encontro reuniu profissionais do setor e técnicos das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e de Educação (SEMED), além de autoridades estaduais. O objetivo foi debater a atuação do órgão amparado nos eixos da saúde, educação e justiça.
Participaram do evento a inspetora da 125ª Delegacia Policial, Ana Claudia, e a promotora de Justiça da Comarca aldeense, Dra. Paula Marques, que palestrou sobre o Acolhimento Institucional e Rede de Proteção à Criança e Adolescente.
Na ocasião, também foram promovidas palestras com os temas “Conselho Tutelar e Equipe Técnica dos Equipamentos” e “SIPIA- Sistema de Informação para a Infância e Adolescência”.
“O Tripé da Seguridade Social, junto com a Educação e a Justiça, estão ligadas ao Conselho Tutelar. Os descaminhos e a desproteção, por muitas vezes, ocorrem por não reconhecermos que uma andorinha só não faz verão. Esta união é a origem e o conceito dos princípios que sustentam o estado democrático de direito”, disse a presidente do Conselho Tutelar, Elisabete Figueiredo.
O evento contou, ainda, com rodas de conversas que abordaram os desafios do dia a dia na demanda social e educativa do Conselho Tutelar, buscando aprimorar e nortear ações para melhor atendimento à população.