Parceria entre Educação e Prolagos promove projetos de conscientização

Ações, ligados à cultura e ao meio ambiente, têm como objetivo levar informação aos alunos da rede municipal de maneira dinâmica e divertida

A parceria entre a Secretaria de Educação aldeense e a Prolagos promove, ainda no ano letivo de 2021, três projetos com os alunos da rede municipal de ensino. As ações, ligadas à cultura e ao meio ambiente, são realizadas por meio da coordenação de Educação Preventiva. Elas têm como objetivo trazer conscientização ambiental e de identidade de forma lúdica por meio de dinâmicas.

Conhecida na rede, a gincana “De Olho no Óleo” visa conscientizar os alunos e familiares sobre a destinação correta do óleo de cozinha após o uso domiciliar. O grupo de alunos que coletar a maior quantidade de óleo será premiado com uma visita ao Museu do Amanhã, localizado no Centro do Rio de Janeiro. A iniciativa educa a comunidade sobre os danos causados pelo produto quando despejado incorretamente na rede de esgoto, como o entupimento do sistema de esgotamento e a proliferação de pragas que podem causar doenças. Entre as escolas participantes estão a E. M. Profª Maria da Glória dos Santos Motta, E. M. Antonio Rodrigues dos Santos e E. Mz. Retiro.

Em sua terceira edição, que tem como tema “Meu Lugar, Meu Patrimônio”, a iniciativa CaptaAção tem o intuito de inspirar os participantes a refletirem sobre território, identidade e cultura. Alunos do 9º ano da rede municipal poderão participar de oficinas com produção artística de imagens, fotos e sessões de cinema na casa-museu Instituto Carlos Scliar, parceiro do projeto. Na última fase do projeto, os jovens serão desafiados a produzir uma fotografia de acordo com a temática proposta. Representando o município de São Pedro da Aldeia, os alunos da E. M. Profª Maria da Glória dos Santos Motta concorrem com estudantes das redes municipais de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio e Iguaba Grande. O primeiro colocado será premiado com um smartphone, o segundo lugar com um tablet e o terceiro com uma caixa de som.

A exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” desembarcará entre os dias 25 e 28 de novembro em terras aldeenses. Em uma multiplataforma digital, os alunos poderão viajar pelo ciclo da água por meio de realidade aumentada. A iniciativa tem como tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”. O objetivo é despertar o olhar de cada participante para a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos de forma lúdica e transformadora. Estacionado na praça do bairro São João, o projeto atenderá alunos da E. M. Dulce Jotta de Souza, E. M. Profª Dulcinda Jotta de Souza, E. M. Luiza Terra de Andrade e E. M. Antonio Rodrigus dos Santos.

No sábado e no domingo, dias 27 e 28, a exposição do projeto estará aberta ao público das 13h às 18h. Às 19h serão exibidos os filmes da “Mostra Cine ao Ar Livre”, com roda de conversa após as sessões. Todas as atividades são gratuitas.