Entre mais de 10 mil inscritos, o aluno Dharlan Guilherme dos Santos conquistou o terceiro lugar, da categoria música, no concurso “Projeto Resgate à Infância”, promovido pelo Ministério Público do Trabalho. Após concorrer nas etapas regional e estadual, o estudante da Escola Municipal Rubem Arruda, ganhou destaque na competição pela composição da música “A história de João”. Nesta terça-feira (7), foi realizada a solenidade virtual para a premiação dos competidores que desempenharam as melhores representações artísticas em território nacional.
Desenvolvida na rede municipal, por meio da coordenação de Educação Preventiva, a iniciativa é uma das ações para celebrar o “Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil”. O MPT tem reforçado a importância do combate a esse tipo de exploração. No Brasil, segundo o IBGE, cerca de 1,8 milhão de crianças e adolescentes com idades entre 5 e 17 anos estão em situação de trabalho infantil, e, desse total, 706 mil estão em ocupações consideradas como piores formas de trabalho.
Durante a transmissão da premiação, foram citados os vencedores das demais categorias que incluíam conto, poesia e desenho. Acompanhando a solenidade, a Procuradora do Ministério Público, Cirlene Zimmermann, parabenizou Dharlan pela colocação significativa no concurso. “Parabéns e gratidão pelo engajamento de São Pedro da Aldeia. Dharlan foi um sucesso! Ficamos muito orgulhosos de tê-lo na final nacional. Ano que vem ele será nossa criança inspiração para agregarmos ainda mais municípios, escolas, professores, professoras, alunos e alunos no projeto”, comemorou.
Com o processo de criação baseado no que aprendeu em aulas, Dharlan, que usou as leis sobre proibição do trabalho infantil para a construção da canção, externou a felicidade em conquistar um dos lugares de destaque da competição. “Estou feliz pela oportunidade de ter participado do concurso e ter conquistado um dos lugares finais com tantos alunos. Fiz a letra sobre as leis que proíbem o trabalho infantil e decidi começar a fazer rimas no meu caderno. Juntei todas as frases e completei com a melodia que fiz no meu teclado. Estou feliz em receber esse prêmio hoje”, disse Dharlan.
Responsável pela orientação do aluno, a professora Miriam Gomes, falou sobre a realização do momento. “Estou orgulhosa pela classificação do Dharlan por todo esse processo que ele percorreu e pelo resultado final. Isso acaba amarrando todo trabalho que é realizado dentro das escolas e de conhecimento, que prepara o aluno para a sociedade. Fico extremamente feliz e aguardando novos projetos para solidificar todo o caminho de aprendizagem”, pontuou.
Como prêmio final, o aluno recebeu um notebook, e a professora responsável pela orientação foi presenteada com um kindle, dispositivo desenvolvido para a leitura de livros digitais.