Fábio do Pastel discute Polo de Saúde e Qualidade de Vida no Ministério da Saúde

O complexo de saúde é uma iniciativa do município de São Pedro da Aldeia para atender a todos os municípios da Baixada Litorânea

Avançando no diálogo com o Governo Federal, o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel, e a secretária de Saúde, Maria Márcia Fontes, estão em Brasília nesta quarta-feira (8). Com reuniões marcadas no Ministério da Saúde e na Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a comitiva municipal busca apoio para a implementação do Polo de Saúde e Qualidade de Vida aldeense.

O polo terá a estrutura de um Centro Especializado com  reabilitação/habilitação física, intelectual e transtorno do espectro autista, além da reabilitação auditiva. O local também irá contar com oficina ortopédica com 270 m², piscina adaptada, centro de capacitação, centro dia e uma base do programa de atendimento domiciliar para cronificados.

Com a posição estratégica do município, o polo será referência em atendimento a todas as cidades da Baixada Litorânea. O objetivo é garantir a execução de ações voltadas às pessoas com deficiência, com atenção à reabilitação e o acesso a órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção que proporcionam melhor qualidade de vida para a população.

Junto à diretora do Centro de Reabilitação aldeense, Fernanda Suzarte, a comitiva municipal foi recebida esta manhã pela Coordenação Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Os representantes do município vão participar, ainda, de reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, às 16h nesta quarta-feira (8). Também participam das reuniões o chefe de gabinete, Moisés Batista, e o assessor especial, Vinícius Loureiro.

A estruturação do Polo de Saúde e Qualidade de Vida já foi apresentada na capital pela equipe municipal, inclusive na bancada do Rio de Janeiro na Câmara dos Deputados.