Com o objetivo de agilizar a produção e fomentar a economia no campo, os pequenos produtores rurais de São Pedro da Aldeia recebem, regularmente, auxílio da Secretaria de Agricultura. Ao todo, 119 agricultores foram atendidos durante o ano de 2021, o que facilita a rotina na roça das famílias aldeenses. As zonas de plantio tratadas pelos equipamentos da pasta totalizaram 119 hectares. Os cultivos de aipim, milho e abóbora destacam-se no município.
São disponibilizados aos produtores os serviços de aração e nivelamento por meio de equipamentos como trator e retroescavadeira. O Secretário de Agricultura, Thiago Ribeiro, falou sobre os serviços oferecidos e a importância do setor para a economia do município. “Sabemos o quanto o setor rural é essencial para a cultura de São Pedro da Aldeia. É muito gratificante ver a terra sendo cuidada e dando frutos para as famílias que vivem dela”, disse.
Também fazem parte da produção familiar do município culturas como batata doce, amendoim, feijão, banana, quiabo e maxixe. Além da aração e do nivelamento, a Secretaria de Agricultura executa serviços como a drenagem.
O procedimento chamado de “aração” facilita a penetração do oxigênio na terra e expulsa o gás carbônico, promovendo os processos químicos e biológicos naturais de oxigenação do solo, importante para o bom desenvolvimento das lavouras. Já o nivelamento de terrenos é uma atividade muito difundida em vários cultivos da produção agrícola, dando maior uniformidade ao plantio.
Para fazer o agendamento dos serviços de retroescavadeira ou trator, é necessário que o produtor compareça à sede da Secretaria, localizada na Rodovia Amaral Peixoto, Km 107, no bairro Balneário.