A política educacional diferenciada na Educação Escolar Quilombola foi destaque nesta sexta-feira (18) em São Pedro da Aldeia. Diversos profissionais da área se reuniram na E. M. Profª Maria Celeste de Campos, no bairro Baixo Grande, para participar do 1º Seminário de Educação Escolar Quilombola. A programação do dia contou com mesas temáticas e participação de autoridades. O Seminário continua neste sábado (19), na Escola Municipal Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, em Botafogo, com rodas de conversa e restrito à participação da comunidade quilombola e escolar.
O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o programa de pós-graduação em Educação e com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A subsecretária de Educação, Katia Moreno, participou do evento e falou da iniciativa. “Esse é um momento muito especial e histórico para a educação municipal, onde a gente se reúne para falar das lutas, vitórias e tudo o que o povo quilombola tem passado ao longo de toda a história brasileira. Nós temos muito o que comemorar, reunimos municípios vizinhos e pessoas que já fazem esse trabalho nas escolas para unir forças”, afirmou.
A solenidade desta sexta-feira (18) contou com participantes de São Pedro da Aldeia, Búzios, Cabo Frio e Araruama, além de representantes de comunidades quilombolas, movimento negro e autoridades que se interessam pelo tema. O Seminário foi aberto com a tradicional execução dos Hinos Nacional e Municipal, seguido pela apresentação cultural de Ana Lua Rocha. A bailarina, que representa a cidade em palcos no Brasil e no exterior, apresentou uma dança contemporânea da cultura afro. Alunos do 5º ano da E. M. Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira também se apresentaram na abertura.
A Coordenação de Educação Escolar Quilombola, composta por Sílvia Rohem e Juliana Pacheco, explica que o objetivo do evento é promover a reflexão e o aprendizado acerca da educação quilombola. “Esse evento também é fruto de uma devolutiva dos pesquisadores da UFRJ e da UFF, Kayla, Antônio Jorge e David, que realizaram uma pesquisa de doutorado na Escola Quilombola do nosso município de 2017 a 2020. Como retribuição à comunidade, eles estão nos prestigiando com esse Seminário”, destacou Sílvia.
A primeira mesa do dia abordou o tema “Conhecer e Reconhecer a Educação Escolar Quilombola – a E. M. Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira em Foco” e contou com a participação de profissionais da própria unidade escolar. “Nosso desejo é que sejam dias de muito aprendizado para todos e que possamos promover, por meio de todo esse conhecimento, mudanças de vida e de comportamento”, comentou a diretora da escola, Joyce Ribeiro.
O encontro abordou, ainda, a temática “O processo de construção da E. M. Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira”, na mesa 02. A última conversa do dia destacou os direitos, avanços e desafios na construção e implementação das políticas públicas para a Comunidade Quilombola.