Neste domingo (8), foram disputadas as finais do frescobol do 38° Fest Verão de São Pedro da Aldeia. O esporte já é tradicional na cidade e contou com os melhores da modalidade. As duplas entraram em ação nas arenas 1 e 2, na Praia do Centro. Além das sete categorias da competição, as crianças do projeto de frescobol municipal também participaram de uma recreação. Os atletas e a equipe de arbitragem elogiaram a estrutura do evento.
O frescobol é um esporte idealizado no Brasil, originário das praias do Rio de Janeiro em meados do século passado, e se espalhou por toda a costa do país. Bastam duas raquetes, uma bolinha e muita vontade de não deixar a bola cair. O torneio teve o nível muito alto e nomes de peso no pódio.
Na master, um dos maiores da história do esporte, Luís Negão – de 71 anos, esteve competindo nas areias aldeenses e levou o primeiro lugar. Ao lado de Dão, subiu no lugar mais alto do pódio. Luís comentou sobre o evento e a sensação de ganhar na categoria master. “O intuito do competidor é ganhar. Mas, no meu caso sempre foi participar. Só de eu estar jogando um torneio desse, eu estou entrando já com o troféu na minha mão. Isso aqui é para incentivar o esporte e a gente vai trazer ele para ser olímpico”, disse.
Um dos grandes nomes atualmente no esporte, Esquerdinha, esteve presente e garantiu o título na categoria Masculina B ao lado de Lucas. Esquerdinha contou que o foco com sua dupla o fez subir ao pódio. “Foi gratificante demais. Voltar a competir aqui, ganhar e chegar ao pódio é gratificante demais pelo meu trabalho, foco e esforço de estar treinando. Eu estou com minha dupla há dois anos e a gente estava regular. Estava sempre podeando, em segundo, em terceiro, mas nunca tínhamos sido campeões. A gente veio concentrado para chegar no lugar mais alto do pódio”, falou.
A atleta Marcia Magali levou a melhor em duas categorias, Mista A e Feminino, e elogiou a estrutura do Fest Verão. “A sensação é ótima. Sou muito competitiva. Gosto de chegar lá na frente, me esforço, me comprometo. O evento foi maravilhoso, uma estrutura boa para todos os atletas foi uma das melhores coisas desse final de semana. Que venham mais eventos assim, com essa estrutura”, afirmou.
O secretário de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos, agradeceu à população que esteve presente e acompanhou as partidas de perto. “Obrigado pela presença de todos, obrigado por fomentar o esporte. E se Deus quiser, a gente vai estar realizando mais torneios”, relatou.
Um dos organizadores e atleta de frescobol, Jefferson Leal – que já disputou título mundial da modalidade -, reforçou sobre a estrutura disponibilizada pela prefeitura. Todo mundo que vem a São Pedro da Aldeia sabe que a gente tem uma estrutura legal. Um evento com tudo que o atleta precisa, a gente sempre tem esse cuidado com o atleta”, relatou.
A competição contou com avançado sistema de aferição e precisão, abrangendo um completo software customizado para eventos de frescobol, integrado com um radar de alta precisão para aferição digital e julgamento dos jogos. Elton Rios, árbitro de frescobol, também falou sobre a estrutura cedida pela organização. “Competição muito bacana, com uma estrutura muito legal fornecida pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia. E a gente procurou trazer o que há de melhor hoje no frescobol. É um jogo baseado em velocidade. A pontuação é em cima da velocidade, que é medida por dois radares, um em cada arena”, completou.
Confira os resultados:
MASCULINO A
- Fábio e Flávio
- Duboly e Demetrius
- Dão e Luis Negão
FEMININA
- Magali e Karina
- Simone e Graça
- Karla e Liliane
MASTER
- Luís Negão e Dão
- Claudinho e Padrinho
- Wellington e Carlão
MASCULINO B
- Esquerdinha e Lucas
- Helano e Alderley
- Padrinho e Edy
MISTA A
- Magali e Flávio
- Simone e Fábio
- Graça e Jeferson
MISTA B
- Karla e Lucas
- Pérlla e Esquerdinha
- Liliane e Vivinho
OPEN A/B
- Duboly e Alaim
- Flávio e Marcelo
- Fábio e Karina
O 38° Fest Verão segue até o próximo dia 14 de maio com as finais do beach soccer.