As questões ambientais vêm tomando cada vez mais espaço em debates no município de São Pedro da Aldeia. E, para alinhar os objetivos de todas as secretarias do governo em relação à pauta, foi criado o Conselho Intersetorial de Educação Ambiental. Profissionais de diversas pastas debateram sobre o Programa de Meio Ambiente e da Política Municipal de Educação Ambiental, que vem sendo formulado por meio de reuniões, onde são expostas opiniões e interesses de cada representatividade envolvida. O encontro foi realizado no auditório da Secretaria de Educação, localizada no bairro Nova São Pedro.
Foram abordados assuntos como a organização do programa antes de se tornar uma política de base legal, questões administrativas, sugestões de projeto de lei e importância da continuidade de ações que contribuam para o andamento do Conselho.
Conduzido pela coordenadora de Educação Ambiental, Thatiane Bittencourt, o encontro contou com a presença de Flávio Gomes, Andréa Nogueira e Fernando Savino, da Secretaria de Meio Ambiente; Edivânia Alves, Camila Sanches e Fernanda Suzarte, da Saúde, Rafael Moreira, de Obras; Maurício Rodrigues, de Agricultura; e Juliany Mapurunga e Marciele Santos, da Educação.
Aproveitando o momento, Thatiane explicou a importância de uma visão mais ampla vinda de diversas áreas do governo. “O conselho intersetorial foi criado para formular estratégias e desenvolver ações de educação ambiental para o município aldeense. Percebemos que, unidos, podemos estruturar melhor as nossas ações. Não podemos pensar as ações direcionadas ao meio ambiente e aos cidadãos de forma segmentada. Pensar sustentabilidade é pensar em integração de todos os setores para que juntos possamos proporcionar bem-estar em equilíbrio com o meio ambiente. E o nosso município tem uma biodiversidade e uma tradição histórico-cultural que deve ser preservada”, pontuou.
Ao final da reunião, foi criado um cronograma com os prazos das ações setoriais e definida a data da próxima reunião, que será realizada no dia 29 de agosto.