Os alunos da Escola Municipal José Teixeira Paulo, no bairro Balneário das Conchas, vivenciaram um momento especial nesta quarta-feira (17/08). A horta agroecológica, implementada pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Trabalho de São Pedro da Aldeia, passou por sua primeira colheita. No local, livre de agrotóxicos, foram plantados três tipos de alface (crespa, lisa e chilena), repolho, quiabo, pimentão, salsinha e coentro. Os 15 meninos e meninas, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, auxiliaram na colheita de alface, levando os itens para as suas casas.
De acordo com o secretário de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Thiago Ribeiro, a prática da agricultura agroecológica nas escolas é um incentivo a mais para que os alunos levem os conhecimentos para casa e criem suas próprias hortas com suas famílias. “É muito gratificante trazer a agricultura da zona rural para as escolas municipais de São Pedro da Aldeia. Com o projeto ‘Semeando o Futuro’, as crianças têm um aprendizado didático, criam hábitos saudáveis e conseguem levar para dentro da sala de aula todo o conhecimento que a zona rural tem para oferecer”, destacou.
Fotos: Gabrielly Costa
O verde das hortaliças refletiu a dedicação da equipe da unidade escolar e dos estudantes. A alegria e satisfação do momento eram visíveis entre os alunos que aguardavam para auxiliar na colheita e receber o alimento que levariam para a casa. Um dos participantes foi Odilon Alvarenga, de 12 anos, aluno do 4º ano. “Eu montei uma horta lá em casa por causa da escola, é muito bom cuidar daqui e de lá. Quando venho para cá à tarde, pego água e rego os canteiros. Gosto muito do projeto”, comentou.
Fotos: Gabrielly Costa
A diretora da unidade escolar, Gilmara Coutinho, conta que os alunos se envolveram em todos os processos da horta, desde o plantio, os cuidados necessários para mantê-la e, por fim, a colheita. “As crianças se envolvem muito no projeto, nós precisamos limitar o tempo para eles não ficarem o dia todo aqui. Quando fui até as salas falar sobre a ação e perguntei quem gostaria de se envolver e queria levar para a casa, todos demonstraram interesse. Essa colheita vai para a casa dos estudantes, tivemos um sorteio de todo o ensino fundamental e três alunos de cada turma receberam os itens”, explicou.
Fotos: Gabrielly Costa
CONHEÇA O PROJETO
O Projeto Semeando o Futuro é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Trabalho em parceria com a Secretaria de Educação e a EMATER-Rio. O objetivo é implantar hortas agroecológicas nas unidades escolares do município, além de capacitar toda comunidade escolar com cursos e treinamentos, promovendo um ambiente saudável e propício para o aprendizado dos alunos.
As mudas utilizadas nas escolas são produzidas no Horto Municipal. O local conta com uma “horta modelo” do projeto, instalada dentro da estufa e com sistema de irrigação. Os produtos colhidos no espaço são entregues a instituições e projetos sociais do município.
A E. M. Antônio Rodrigues dos Santos, no bairro Porto do Carro, e a E. M. Antônio Vaz da Silva, no Recanto do Sol, já contam com as suas hortas agroecológicas. O próximo espaço a ser atendido pelo projeto será a E. M. Profª Maria da Glória Santos Motta, em Praia Linda.