Reunião elege nomes da sociedade civil para comissão organizadora da 4ª Conferência Municipal de Cultura

Encontro convocado pela Secretaria Municipal de Cultura marcou avanços na discussão de políticas públicas em São Pedro da Aldeia

Cerca de 70 artistas e agentes culturais de São Pedro da Aldeia participaram da reunião geral promovida pela Secretaria Municipal de Cultura esta semana, na Casa da Cultura. O encontro marcou avanços na discussão de políticas públicas e da revisão da lei nº 2.527/2014, que regulamenta o Sistema Municipal de Cultura. O evento também foi marcado pela eleição de representantes da sociedade civil para compor a Comissão Organizadora da 4ª Conferência de Cultura, que acontecerá este ano.

Para o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, a iniciativa foi uma excelente oportunidade para promover a participação social, a troca de informações e a integração entre sociedade civil e Poder Público. “Discutimos pautas importantíssimas para a reestruturação do Sistema Municipal de Cultura, que é um instrumento fundamental que norteia as nossas ações e que atravessa neste momento algumas mudanças muito pontuais. O contínuo exercício desse diálogo com a sociedade civil é essencial, porque entendemos que só conseguiremos avançar nos projetos e ações se caminharmos em conjunto. Ficamos muito felizes em ver a Casa da Cultura lotada com a presença dos nossos artistas e agentes culturais, que se mostraram dispostos a colaborar na construção de um setor cultural forte, ativo e participativo”, disse.

Durante o encontro, cinco integrantes da sociedade civil se candidataram a participar da coordenação da 4ª Conferência Municipal de Cultura. Os dois nomes escolhidos, que tiveram o maior número de votos entre os presentes na reunião, foram Rosangela Guimarães (titular), artesã integrante do Coletivo das Bordadeiras Solidárias de São Pedro da Aldeia, e Giovanna Mennella (suplente), poetisa e professora de Literatura. A Comissão será composta, ainda, por representantes da Câmara de Vereadores e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em formação paritária com o governo municipal.

Representante do segmento da Literatura, a artista Giovanna, eleita suplente na Comissão Organizadora, elogiou a iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura. “Sempre gostei do debate político e estou gostando muito de ver esse crescimento da Cultura em São Pedro da Aldeia. Eu já vinha acompanhando o Fórum Permanente de Cultura, mas sentia falta de uma união, dessa articulação. Achei muito interessante a participação da sociedade civil. O meu desejo é que a 4ª Conferência Municipal de Cultura seja um sucesso, que haja diálogo, que favoreça a classe artística e que São Pedro da Aldeia seja referência em arte e cultura”, destacou Giovana, moradora do bairro Estação.

Na oportunidade, também foi apresentada à sociedade civil uma proposta de recomposição do número de cadeiras do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), sem alteração da representação por segmentos artísticos, já com uma nova composição para eleição durante a 4ª Conferência, além do anúncio da abertura de uma Consulta Pública para a revisão do Plano Municipal de Cultura. As novas contribuições da população para o Plano Municipal de Cultura poderão ser enviadas via formulário eletrônico, que será disponibilizado no site da prefeitura, ou preenchidas presencialmente na sede da Secretaria de Cultura, na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos. O lançamento da Consulta Pública será divulgado posteriormente no site e nas redes sociais oficiais da prefeitura e da Secretaria de Cultura.

Ainda no final deste mês, está prevista a realização de uma nova reunião com a sociedade civil para dar continuidade às discussões das propostas e sugestões apresentadas. O encontro contou com a participação de artistas, produtores e agentes culturais, arte educadores e gestores públicos, participantes do Fórum Permanente de Política Cultural e do Mapeamento Cultural da cidade. A condução da reunião teve, ainda, a participação da assessora técnica de Políticas Culturais da Secretaria, Cleise Campos, e da Diretora Municipal de Cultura, Giselle Lima.

Clique AQUI para conferir o material da apresentação que norteou a reunião.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui