Ação estratégica da Secretaria de Turismo busca parcerias no comércio em prol dos artesãos

Iniciativa conta com o apoio da ACIASPA/CDL para sensibilização de futuros parceiros
Secretaria de Turismo busca parcerias em prol do artesão

A Secretaria de Turismo de São Pedro da Aldeia deu início a um projeto destinado a garantir descontos no comércio local aos profissionais que apresentarem a Carteira Nacional do Artesão. O objetivo é garantir à classe melhores condições para o desenvolvimento do artesanato, estimular a economia criativa e aquecer o comércio local, garantindo o fortalecimento da cidade em diversos aspectos. 

Para a primeira etapa de trabalho, que envolve a sensibilização de empresários e a captação de parceiros, a Secretaria conta com o apoio da Associação Comercial, Turística, Industrial e Agrícola (ACIASPA) e Câmara dos Dirigentes e Lojistas (CDL) de São Pedro da Aldeia

A secretária de Turismo, Andrea Tinoco, destaca que, apesar da ação ser direcionada para o artesão aldeense, a iniciativa terá reflexos positivos em toda a rede de comércio e serviços do município. “A Carteira Nacional do Artesão já oferece descontos em comércios, mas, em nossa região, apenas uma loja concede esse benefício à categoria e ela está localizada em outro município. Nossa proposta busca oferecer aos artesãos acesso a descontos a todo e qualquer produto ou serviço, o que certamente atrairá para a cidade um novo público para aquecer o mercado”, afirmou.

A presidente da ACIASPA/CDL, Léia Machado, falou da parceria. “A economia criativa é um setor que cresce muito no Brasil e nossa São Pedro da Aldeia tem um potencial imenso quando se fala nesse segmento. Aceitamos o convite de imediato, pois concluímos que é de suma importância a contribuição das entidades ACIASPA/CDL na sensibilização dos empresários e empreendedores para que, juntos, possamos aquecer o mercado, garantindo o fortalecimento da cidade em diversos aspectos”, afirmou.

“O objetivo é construir uma política pública capaz de impactar toda a rede produtiva e consolidar a imagem do município como cidade que verdadeiramente apoia o empreendedorismo”, concluiu a secretária Andrea Tinoco. 

Os interessados em aderir ao projeto e participar da parceria devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Turismo, por meio do e-mail setcel@pmspa.rj.gov.br. É necessário informar nome e localização da empresa, ramo de atuação e margem de desconto oferecido.

CONHEÇA A CARTEIRA DO ARTESÃO

A Carteira Nacional do Artesão é um documento físico válido em todo o país, que formaliza a atividade artesanal e concede benefícios à categoria, além do acesso a uma linha de crédito com condições mais atrativas. Na primeira semana de junho, a Secretaria de Turismo promoveu em parceria com o Governo do Estado um evento para a emissão e a renovação do documento. Mais de 200 artesãos foram contemplados pela iniciativa.

Na ocasião, a equipe técnica municipal foi capacitada pela Secretaria de Estado de Turismo para realizar a renovação assistida da Carteira. Os artesãos que necessitarem renovar o documento devem procurar o Centro de Informações Turísticas, no Centro, às terças e quintas-feiras, das 9h às 17h. Vale ressaltar que a emissão de novas carteiras depende da realização de uma curadoria das peças e, por isso, só poderá ser feita pela Setur-RJ. 

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui