Votação popular no Prêmio Aldeia Cultural entra na última semana

Concorrentes têm até esta quarta-feira (29) para angariar curtidas ou reações em seus vídeos

Os candidatos que concorrem ao Prêmio Aldeia Cultural devem ficar atentos ao prazo de votação popular, que será encerrado nesta quarta-feira (29). A votação acontece exclusivamente via página oficial da Secretaria Municipal de Cultura no Facebook e já reúne mais de três mil votos. Para participar, basta reagir (ou curtir) a um dos 16 vídeos concorrentes. O autor do vídeo que receber mais curtidas ou reações será premiado com o valor de R$ 1.200,00; o segundo mais votado será contemplado com R$ 800,00 e o terceiro lugar receberá um prêmio de R$ 500,00. Os demais colocados receberão R$ 250,00 cada.

Ao todo, 16 produções audiovisuais concorrem ao Prêmio Aldeia Cultural – edital inédito lançado pela Secretaria de Cultura, voltado ao tema Patrimônio Material e Imaterial. Os vídeos são assinados por artistas e agentes culturais da cidade, entre eles poetas, escritores, músicos, cantores, atores, artesãos e pesquisadores, que se inscreveram no Edital de Chamamento Público e passaram pelo processo seletivo.

Vale lembrar que não serão considerados como votos comentários e compartilhamentos da publicação. Além disso, não serão contabilizadas as votações (curtidas e reações) que forem efetuadas através do uso de robôs, popularmente chamados de bots, contas falsas ou quaisquer outros artifícios obtidos por meio da contratação particular de serviços na Internet, que visem emular o engajamento de publicações no Facebook. A medida visa assegurar uma competição justa e a igualdade de condições entre todos os candidatos.

Para chegar à votação popular, os projetos foram submetidos à análise de uma Comissão Temporária de Avaliação, composta por dois membros do Poder Público e dois representantes da sociedade civil, indicados pelo Fórum Permanente de Cultura. Os trabalhos foram avaliados, pontuados e habilitados com base em critérios como originalidade, inovação e interesse público.

A proposta do Edital, segundo o secretário de Cultura, Thiago Marques, foi incentivar produções artísticas que valorizassem as riquezas culturais de São Pedro da Aldeia. “Ficamos muito felizes em ver os trabalhos criativos dos nossos artistas e agentes culturais em destaque nas redes sociais. Nessa reta final, desejamos sucesso a todos os concorrentes”, destacou o secretário.

O resultado do Edital, com a classificação final dos premiados, será divulgado no dia 1º de julho.