Ação itinerante da Secretaria de Saúde atende pescadores da Baleia

Iniciativa promoveu atendimentos dermatológicos com foco em ações de atenção e prevenção

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma ação itinerante com serviços de atenção e prevenção no bairro da Baleia. O evento, realizado na quinta-feira (25/05), foi direcionado aos pescadores da localidade e ofereceu atendimento dermatológico.

A iniciativa contou com a presença da médica dermatologista do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) do município, Bianca de Mello Guaraldi, e do médico dermatologista da cidade de Friburgo, Gelson Andrade Guaraldi, que atendeu os aldeenses de forma voluntária.

O evento é fruto de uma ação conjunta dos setores de Vigilância em Saúde, Saúde do Trabalhador e Vigilância Epidemiológica das Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANTs).

O principal foco da ação foi o atendimento dermatológico, principalmente com exames para identificação de câncer de pele, visto a atividade laboral dos atendidos.

A diretora da Vigilância em Saúde, Tatiana Leal de Oliveira, falou sobre a iniciativa. “A ação foi excelente e, dos 27 atendimentos prestados, foram identificados dois casos da doença”, comentou.

Além das consultas, também foram realizadas aferição de glicemia e pressão arterial, testagens de doenças infectocontagiosas e avaliação nutricional.