A Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizou uma ação social descentralizada na Escola Municipal Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, no bairro Botafogo. A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio do CRAS Gelson Pinheiro. Durante a ação, foram oferecidos serviços, orientações e atividades de educação ambiental.


A população teve acesso a informações sobre programas e serviços da Assistência Social, além de atendimentos e encaminhamentos conforme as demandas apresentadas. A coordenadora do CRAS Gelson Pinheiro, Alzira Neves, falou sobre a iniciativa. “A proposta das ações descentralizadas é aproximar o CRAS da comunidade, facilitando o acesso das famílias aos serviços públicos e fortalecendo a busca ativa nos territórios. Essas ações são fundamentais, especialmente para as famílias que vivem em bairros mais distantes da sede”, comentou.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também participou da atividade, com palestra da gestora ambiental Aline Beatriz Santos, apresentando informações de conscientização ambiental, incentivando a participação da população no cuidado com os espaços públicos e na ampliação das áreas verdes da cidade.
Outro destaque da programação foi a oficina de produção de sabão líquido a partir do reaproveitamento de óleo de cozinha usado, promovida pelo programa Limpa Rio Comunidade, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). A atividade foi conduzida pelo técnico agropecuário Leandro Lima e teve como objetivo incentivar práticas sustentáveis e a destinação correta de resíduos domésticos. Além da oficina, os alunos também receberam um folheto com receita e um sabão líquido ou em barra previamente produzido pelo técnico responsável pela atividade.


Os estudantes que participaram da atividade demonstraram entusiasmo com o aprendizado. “Eu gostei da oficina que ensina a fazer o sabão líquido”, contou a aluna Anna Beatriz da Silveira, de 11 anos, estudante do 6º ano. Já o aluno Brayan Cezar, também de 11 anos e do 6º ano, destacou a experiência prática da oficina. “A parte que mais gostei foi o técnico mexendo os ingredientes e transformando no sabão”, relatou.


A diretora da E. M. Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, Valdeneia Barreto, destacou a importância da iniciativa para a comunidade escolar. “Acredito que a escola tem um papel muito importante dentro da comunidade quilombola. Pois, além de um lugar de ensino, é também um espaço de acolhimento, respeito e integração social, e são nesses encontros que muitas vezes a comunidade se encontra, conversa e troca experiências e fortalece os laços. É fundamental que a escola seja vista como um espaço de união, aprendizado e valorização da cultura, contribuindo para o crescimento de todos os atores da comunidade”, afirmou.


