Ações de boas-vindas movimentam escolas municipais na semana de retorno às aulas presenciais

Unidades promoveram acolhidas com objetivo de reinserir os alunos na rotina de estudos em sala de aula

Dando boas-vindas aos alunos, as escolas da rede municipal aldeense promoveram recepções calorosas na primeira semana de retorno às aulas presenciais. As equipes das unidades escolares, reuniram-se para diversas ações de acolhimento às crianças e jovens do 1º ao 9º ano de ensino, que retornaram na última segunda-feira (18). Com o intuito de reinserir os estudantes na atmosfera de aprendizado, os professores realizaram brincadeiras, contação de histórias e distribuíram carinho durante o reencontro. 

Quem também recepcionou os alunos, foi o secretário de Educação, professor Elias Valadão da Mota. Junto a subsecretária da pasta, Katia Santana Moreno, Elias realizou ronda nas escolas, entregando lembranças e mensagens de incentivo aos alunos. “É importante que os alunos se sintam acolhidos nesse momento de volta. Eles irão deparar com uma realidade diferente na questão de cuidados, mas igual no quesito carinho, amizade e aprendizado. Estamos empenhados para que esse seja um novo tempo, onde nossos alunos tenham o ensino cada vez mais humanizado e eficiente”, disse o secretário.

O prefeito Fábio do Pastel fez questão de acompanhar o secretário de Educação no primeiro dia de aula a algumas escolas. “Estou muito feliz com a volta às aulas presenciais e ver a alegria no rosto das nossas crianças, reencontrando os colegas e os professores, não tem preço. O melhor é saber que todo o processo, organizado pelo Elias, pelos diretores das unidades e toda a equipe, está sendo feito com uma preocupação muito grande com a segurança dos alunos e dos funcionários da Educação, me deixa ainda mais tranquilo”.

A partir da próxima semana, os alunos do grupo B estarão de forma presencial, enquanto os alunos do grupo A, que retornaram nesta semana, irão realizar atividades em casa. Durante as semanas de aula, os grupos irão intercalar entre as modalidades presencial e à distância, fazendo com que as escolas tenham apenas 50% do público em atividade presencial. A medida é uma das formas de prevenção à Covid-19, onde o distanciamento social torna-se indispensável para reduzir as formas de contágio.

Além dos grupos A e B, os responsáveis e alunos maiores de 18 podem optar pelo grupo C, que corresponde aos estudantes que darão continuidade ao ensino na modalidade à distância. O Assessoramento Pedagógico continuará sendo realizado pelo professor da turma, dentro do horário correspondente à realidade da unidade escolar.

Vale lembrar que, durante o ensino presencial, serão respeitadas as medidas de proteção. Todas as normas e diretrizes de funcionamento encontram-se no Protocolo de Retorno às Aulas Presenciais, elaborado conforme o Ministério de Educação (MEC), e outros órgãos reguladores, de forma a garantir a saúde e a prevenção do contágio pelo Novo Coronavírus. As demais dúvidas também poderão ser esclarecidas por meio do documento que encontra-se em anexo ao Decreto Nº 186 de 06 de outubro de 2021.

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui