Agentes comunitários de saúde tomam posse

Novos servidores, aprovados em Processo Seletivo, foram recebidos pela secretária de Saúde, Francislene Casemiro

O trabalho de prevenção e promoção da saúde desenvolvido pelas Unidades de Saúde da Família de São Pedro da Aldeia ganhou um importante reforço com a chegada de 13 novos servidores aprovados em Processo Seletivo. Os candidatos foram empossados nesta quinta-feira (19), em cerimônia realizada no Cine Estação, no Centro da cidade. Os profissionais foram recebidos pela secretária de Saúde, Francislene Casemiro, e por membros das equipes de Saúde e RH.

Profissionais tomaram posse no Cine Estação
Foto: Renato Fulgoni

Na ocasião, a secretária de Saúde, Francislene Casemiro, deu as boas-vindas aos novos agentes de saúde. “O papel do agente comunitário de saúde é fundamental dentro Estratégia de Saúde da Família, eles são elos importantes para o atendimento das necessidades da população. É muito importante que cada profissional tenha comprometimento em fazer o seu melhor, saiba qual é o seu papel na unidade de saúde em que ele será alocado, quais são os seus direitos e as suas obrigações perante não só ao município, mas ao Ministério da Saúde, conforme preconizado pela Lei nº 11.350 e na Política Nacional de Atenção Básica”, disse.

A secretária de Saúde recepcionou os novos agentes comunitários de saúde

Atuação

Os profissionais empossados vão atuar nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Botafogo, Colina, Vinhateiro, Ponta do Ambrósio, Flexeira, Baixo Grande, Praia Linda, São João I, São João II e Jardim das Orquídeas.

Candidatos receberam orientações da equipe de RH
Foto: Luana Macêdo

Antes de chegar à posse, os candidatos passaram por uma série de etapas de caráter classificatório e eliminatório, entre elas a Prova Objetiva; o Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde; e os exames médicos admissionais para obtenção do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).

Foto: Luana Macêdo

Na ocasião, a subsecretária de Administração, Ângela Valadão, forneceu orientações aos novos agentes e esclareceu dúvidas sobre o Estatuto dos Servidores Públicos, acumulação de cargos, os procedimentos de avaliação durante o estágio probatório, contribuição previdenciária e principais aspectos legais que regem a profissão, entre eles a comprovação de residência no território de atuação.

Novos agentes

Primeira empossada do grupo, Daniela Conceição é moradora de Botafogo há 37 anos. “Moro em Botafogo a minha vida inteira e conheço as necessidades do meu bairro. Espero poder contribuir e retornar tudo aquilo que eu aprendi no curso de capacitação sobre a importância de atender as necessidades da população. Quero ser uma porta-voz dessas necessidades e dar o melhor de mim pelo meu bairro, junto à minha unidade”, disse.

Daniela Conceição foi a primeira empossada do grupo
Foto: Luana Macêdo

Thaís Quintanilha é formada em técnica em enfermagem e foi uma das candidatas empossadas para a unidade de saúde do São João I. “Sempre gostei da área da saúde e para mim está sendo muito gratificante assumir esse cargo que, além de me dar uma estabilidade de vida, vai me dar a oportunidade de servir a minha área, ajudar e entender melhor as dificuldades das pessoas que moram no meu bairro, dentro da minha área de atuação. Espero poder somar”, conta.

Thaís Quintanilha vai atuar na microárea da unidade de saúde do São João I

Orientações

Após a cerimônia, os profissionais receberam um memorando e foram orientados a comparecerem à sede da Secretaria de Saúde para cadastramento da biometria e a se apresentarem às suas respectivas unidades de saúde.

Foto: Renato Fulgoni

Na oportunidade, a coordenadora de Atenção Básica, Jaqueline Tinoco, e a coordenadora das Estratégias de Saúde da Família (ESF’s), Patrícia Maria da Costa, também esclareceram dúvidas e forneceram informações gerais sobre as metas do Ministério da Saúde a serem atingidas, redistribuição de território, uniforme, Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), horário de trabalho, além de se colocarem à disposição para auxiliar os novos agentes durante o processo de trabalho.

Os novos agentes puderam esclarecer dúvidas com a equipe da Atenção Básica
Foto: Renato Fulgoni

De acordo com o Edital do Processo Seletivo, o agente comunitário de saúde tem como atribuições o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da Saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e sob supervisão do gestor municipal.