Estagiários de Nutrição auxiliam montagem de kits de alimentação escolar

Parceria entre Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia com a UNOPAR e a UFRJ agiliza montagem dos kits

Os 13.055 alunos da rede municipal de ensino aldeense vão receber, entre os meses de novembro e dezembro, um kit alimentação, adquirido com verba do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Para a montagem dos kits, o setor de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação ganhou um reforço extra: a parceria de 42 estagiários do curso de Nutrição da UNOPAR, que foram a campo auxiliar na montagem e higienização de todo o material.

A medida, além de ajudar os futuros nutricionistas com a carga horária obrigatória de estágio, também é uma forma de auxiliar a equipe da Secretaria que, no momento, conta apenas com cinco profissionais no setor de Nutrição.

A nutricionista que atua na pasta, Lívia Carvalho, explicou que além de ajudar no processo de montagem dos kits de alimentação escolar, os estagiários também estão sendo de fundamental importância na higienização dos alimentos. “Está sendo utilizando álcool para a esterilização de todas as embalagens. Os estagiários têm esse trabalho, além de ficarem atentos para que nenhum alimento entre em contato com o piso. Todas as superfícies estão sendo muito bem higienizadas”, contou.

Além dos estagiários em campo, a Educação também conta com duas alunas da UFRJ que estão dando auxílio de forma remota. Elas auxiliam nas questões internas. A dupla produziu um folheto de alimentação segura em tempos de pandemia, com orientações que vão desde higiene dos alimentos até formas de alimentação saudável e sustentável.

Panfleto foi confeccionado por estagiárias da UFRJ.
Divulgação: SEMED

Sobre a entrega dos kits

Os kits de alimentação escolar foram adquiridos com verba do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que determina a distribuição de forma igualitária a todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino aldeense. A compra dos alimentos seguiu estritamente a legislação, compondo o kit com ingredientes que fazem parte da rotina alimentar do aluno na escola.

O kit conta com alimentos como achocolatado, arroz, biscoito, macarrão entre outros. Além dos alimentos básicos, os alunos também recebem itens de agricultura familiar, como, legumes, verduras e frutas.

Nesta semana, foi iniciada a entrega dos kits de alimentação dos alunos da Rede Municipal de Ensino. O processo de montagem e entrega seguirá irá até o dia 18 de dezembro, fazendo com que escolas tenham datas diferentes para o momento da distribuição. Cada unidade escolar escolheu a forma mais adequada para entregar os alimentos. A escola do Morro do Milagre,  E. M. Rubem Arruda, por exemplo, não esperou a chegada de todos os itens para iniciar a distribuição. Para evitar desperdício, decidiu entregar os itens de agricultura familiar primeiro, pois os mesmos já estavam em processo de amadurecimento, depois entregará os demais alimentos.

Na quarta-feira (18/11), entre as escolas que fizeram as entregas estavam a E. M. Profª  Miriam Alves, localizada no bairro Fluminense.  A escola montou todo um esquema de higienização, separando atendimento das turmas por mesas para que fosse evitada a aglomeração, desde o preenchimento da ficha obrigatória para a retirada do kit, até o momento do aluno ou responsável buscavam os alimentos.

Escola se organizou no momento da retirada para evitar aglomeração.
Divulgação: SEMED