Os agentes da Guarda Civil Municipal de São Pedro da Aldeia concluíram, nesta quarta-feira (07/06), o curso de Operações com Tecnologias Não Letais e estão ainda mais qualificados para garantir a segurança do cidadão aldeense. As aulas tiveram início na terça-feira (06/06), no Cine Estação, e foram ministradas pelos instrutores GCM Wesley Carvalho e GCM Alexandre Guedes, do município de Rio das Ostras. Ao todo, o curso ofereceu uma carga horária de 16 horas, divididas entre teoria e prática para 43 agentes.
Durante as aulas teóricas, os agentes da GCM aldeense observaram os conceitos de armamento não letal, suas classificações e legislação nacional, bem como a doutrina de emprego de armas e munições não letais no Brasil. O manuseio correto e os cuidados com as munições não letais foram pontos importantes do treinamento teórico. Também foram abordados os efeitos dos agentes químicos usados em granadas de efeito moral no organismo, sua descontaminação e primeiros socorros.
Nesta quarta-feira (07/06), os agentes foram a campo para finalizar o curso com o treinamento prático. Foram passadas instruções sobre o arremesso de granadas de efeito moral e sobre disparos com armas de choque. Os agentes também passaram por um teste prático de operações táticas com armamentos não letais.
O secretário adjunto de Segurança e Ordem Pública, GCM José Renato Alves Pinheiro, falou sobre a iniciativa. “Este curso nos traz segurança para atuarmos no dia a dia e nos qualifica para melhor servirmos o cidadão de São Pedro da Aldeia. Capacitamos 43 agentes de nosso efetivo, o que é um avanço para a segurança pública e uma conquista para a nossa cidade. Nosso objetivo é continuar com o trabalho de qualificação dos agentes da Guarda Municipal e proporcionar o melhor atendimento à população”, afirmou.