Aldeenses manifestam seu amor à cidade na campanha digital #SPAFaz403

No último fim de semana, as redes sociais da Prefeitura de São Pedro da Aldeia foram invadidas por fotos, vídeos e declarações de amor ao município que, no sábado (16/05), completou 403 anos de fundação. Centenas de usuários se engajaram à campanha digital lançada pela Prefeitura, através da hashtag comemorativa #SPAFaz403. Entre as homenagens publicadas estiveram depoimentos pessoais, mensagens de carinho, além de registros da história, tradições e das belas paisagens aldeenses.

Foto: Reprodução/Facebook

Este ano, devido às medidas de isolamento social para evitar a propagação da doença causada pelo novo coronavírus, o tradicional Desfile Cívico não pôde ser realizado. Recém-recuperado da COVID-19, o prefeito Cláudio Chumbinho usou sua rede social para celebrar a data em meio à crise sanitária global. “Mais de quatro séculos de história em muitas batalhas e conquistas. Hoje, vivemos a incerteza de uma pandemia que bate à nossa porta e ameaça a nossa vida. Com a paralisação da economia, o trabalho e a renda da população estão comprometidos, mas precisamos ter fé e acreditar que tudo isso vai passar”, declarou o chefe do Executivo.

A Guarda Municipal também aderiu à campanha #SPAFaz403
Foto: Reprodução/Facebook

A campanha digital impulsionou uma corrente de memórias e registros fotográficos nas redes sociais oficias da Prefeitura. Somente no Facebook e no Instagram, foram mais de 100 publicações com a menção da hashtag #SPAFaz403. As postagens resgataram não só o caráter acolhedor e as tradições culturais de São Pedro da Aldeia, mas também os famosos cenários naturais da “princesinha da Lagoa de Araruama”, como escreveu um dos seguidores.

Foto: Reprodução/Instagram

Relembrar é viver

Em clima de nostalgia, imagens dos Desfiles Cívicos de anos passados preencheram as timelines com boas recordações. “Minha estreia nas ruas de São Pedro da Aldeia foi em 1994, no auge dos meus quatro anos de idade, vestida de verde e descabelada. Depois disso, me ausentei por vinte e cinco anos e, em 2019, retornei, dessa vez um pouco mais alinhada, cabelo penteado, de branco e acompanhando o Desfile Cívico junto aos companheiros e companheiras da Escola de Artes Municipal. Hoje desfilaremos na sala, no quarto, na cozinha, na varanda e lembraremos desses momentos. Hoje em casa para num futuro próximo estarmos nas ruas”, escreveu a artista local, Anna Fernanda Corrêa.

Foto: Reprodução/Facebook

Um dos principais monumentos históricos da cidade, a Igreja Matriz (Igreja Jesuítica) também marcou presença nas homenagens virtuais, como a publicada pelo advogado Carlos Magno. “Nada melhor do que em tão especial data brindar o aniversário de minha terra com um quadro de sua Igreja Matriz. Parabéns São Pedro da Aldeia”, escreveu.

Foto: Reprodução/Facebook

Danielle Almeida foi outra participante do movimento. “Parabéns São Pedro da Aldeia. Lugar do pôr do sol mais lindo que eu já vi”, declarou. “Cidade que me acolheu tão carinhosamente há 23 anos… Amo cada cantinho que já explorei dessa aldeia”, escreveu outra seguidora.

Símbolo histórico, a Igreja Matriz fez parte das homenagens pelos 403 anos da cidade
Foto: Reprodução/Facebook

As ações digitais em comemoração pelos 403 anos da cidade incluíram, ainda, o lançamento do e-book “São Pedro da Aldeia: 403 anos para guardar na memória”, apresentando um tour virtual por 17 pontos turísticos, concurso de redação, promovido pela Secretaria de Educação, e um divertido Quiz para testar os conhecimentos dos usuários sobre a história e a cultura local. Para responder ao questionário virtual, clique AQUI. Para acessar e/ou baixar o e-book comemorativo, clique AQUI.

Quiz lançou o desafio: “Você conhece São Pedro da Aldeia?”