Alunos aldeenses assistem ao espetáculo “A Viagem de uma Estrela”

Os alunos do 4º e 5º ano das escolas municipais de São Pedro da Aldeia assistiram, nesta segunda-feira (29), ao espetáculo teatral itinerante “A Viagem de uma Estrela”, produzido pela Via Certa Teatral. A peça foi exibida nos períodos da manhã e tarde, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação aldeense e a CCR ViaLagos, por meio do Programa Caminhos para a Cidadania. Ao todo, 600 alunos presenciaram a encenação.

Segundo a coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina Silveira, o espetáculo trabalhou diversas temáticas de grande relevância no dia a dia das crianças. “Receber esse evento foi uma grande conquista. Ficamos muito gratos por esse momento, que contagiou a todos que estiveram presentes e fez com que os estudantes saíssem mais informados e felizes por terem assistido ao espetáculo tão importante como esse”, salientou.

O espetáculo lúdico aborda temas como criatividade, disciplina, organização e imaginação, desenvolvendo a cidadania dos espectadores. A peça conta a história de Lucas que, por ser bastante desobediente, recebe de seu professor um desafio: fazer um trabalho sobre a importância de ter regras na vida. Ele decide então usar seu livro preferido, “O Pequeno Príncipe“, aliado à sua imaginação, para criar uma divertida história em que o protagonista é um príncipe que governa um planeta muito desorganizado, graças à sua teimosia. Para mudar essa situação, o “Pequeno Príncipe” embarca numa viagem onde conhece personagens que lhe ensinam valiosas lições.

A professora da E. M. Adalgiza da Silva Lobo, Sandra Santos, falou sobre o espetáculo. “Achei a peça maravilhosa e bastante informativa. Se faz necessário para que os alunos tenham consciência de preservar a natureza, observar o trânsito, o momento ideal de atravessar a rua. Foi muito interessante”, disse.

Os alunos contaram com o transporte escolar da Secretaria de Educação para ida e volta do evento. Participaram da ação os estudantes das Escolas Municipais Adalgiza da Silva Lobo, no bairro Morro do Milagre; Paulo Roberto Marinho, no bairro São Matheus; Aurelino Martins dos Santos, na Colina; Carlota Rocha da Silva, na Ponta do Ambrósio; José Guimarães, no Porto da Aldeia; Paineira, no Balneário; Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, no bairro Botafogo; Maria da Glória Santos Motta, em Praia Linda; Pequiá, na Rua do Fogo; Profª Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro, na Estação; e Manoel Moraes da Silva, no Campo Redondo.

A estudante do 3º ano da E. Mz. Paineira, Ana Carolina Neves, afirmou ter gostado muito da peça. “A apresentação foi muito legal, aprendi várias coisas com ela, como a não jogar lixo no chão, sobre as cores do sinal de trânsito e como atravessar a rua”, comentou.