São Pedro da Aldeia sedia reunião da Câmara Técnica de Pesca do Comitê Lagos São João

O município de São Pedro da Aldeia foi sede para uma reunião da Câmara Técnica de Pesca do Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João (CBHLSJ). Na ocasião, foram discutidos temas como o período de Defeso, ações em prol do ordenamento pesqueiro e da recuperação ambiental da Lagoa de Araruama. O encontro marcou a nomeação do coordenador de Pesca da Câmara, Francisco Guimarães, conhecido como Chico Pescador, e foi realizado na sede do Departamento Municipal de Pesca, no bairro Ponta da Areia. O evento contou com a participação do secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Pesca, Dimas Tadeu, e da subsecretária da pasta, Vanilda Teixeira.

Durante o encontro, foram discutidas as novas coordenadas para as áreas de exclusão de pesca, a situação atual da comunidade pesqueira, os projetos em andamento para captação do esgoto em pontos da laguna, bem como a solicitação à Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) da estatística pesqueira. “Um dos nossos grandes objetivos é buscar recursos para poder ajudar a comunidade e também obras para salvar a Lagoa, além de regularizar a questão do Defeso e o ordenamento pesqueiro”, afirmou o coordenador, Francisco Guimarães.

O secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, falou sobre sua participação na reunião. “O principal motivo da nossa presença foi para verificar de que forma nós podemos dar suporte complementar às ações socioambientais apontadas, principalmente no que se refere ao calendário do Defeso e nos processos de cadastramento e recadastramento de pescadores. Um dos grandes anseios, que já estamos buscando, é a elaboração de uma estatística pesqueira, que vai dar um respaldo à essa atividade e demonstrar a importância da pesca na região”, disse.

Criada pelo CBHLSJ, a Câmara Técnica de Pesca tem como objetivo examinar e relatar assuntos relacionados à área pesqueira. Todas as propostas elaboradas pela comissão são encaminhadas ao Plenário do Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João para apreciação e aprovação.

Entre os projetos já aprovados pelo Comitê, para São Pedro da Aldeia, estão obras de instalação de sistema de esgotamento sanitário nos bairros Balneário, Praia do Sudoeste e São João, ampliando o chamado cinturão de proteção da Lagoa de Araruama.