Alunos aldeenses participam do projeto “De curta nas escolas”

A Secretaria de Educação e o Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) de São Pedro da Aldeia discutiram, nesta quinta-feira (27), durante o encontro de coordenação e formação dos professores dinamizadores tecnológicos, o projeto “De curta nas escolas”. A iniciativa propõe a produção de um audiovisual feito pelos alunos da rede municipal de ensino. A assessora pedagógica do Núcleo, Nilcilene Silva, e o tutor de audiovisual, Mário Márcio, participaram da reunião.

O projeto “De curta nas escolas” tem como foco o Projeto Político Pedagógico (PPP) trabalhado em cada unidade escolar. Os alunos, do Ensino Fundamental I e II, estão trabalhando na construção do conteúdo, realizando pesquisa de campo, capturando imagens, preparando o cenário, fazendo roteiro e o processo edição dos vídeos. Cada escola participante da iniciativa tem um professor dinamizador tecnológico, que, junto ao educador da turma, atua como mediador na elaboração dos audiovisuais.

De acordo com a assessora pedagógica do NTM, Nilcilene Silva, o trabalho realizado com os recursos tecnológicos é importante para o aluno. “Isso ajuda a torná-lo mais interessado pelas aulas, fazendo com que se sinta mais envolvido e participativo com a aprendizagem. Seja qual for o recurso trabalhado, dinamiza a aula do professor e desperta no estudante um interesse maior, pelo simples fato da tecnologia estar muito presente no dia a dia dele”, explicou.

As unidades escolares participantes e as professoras dinamizadoras tecnológicas são: E. M. Profª Dulcinda Jotta Mendes, no bairro São João, com a professora dinamizadora Regina Furtado; E. M. José Teixeira Paulo, no Balneário, com Célia Damiana; E. Mz. José Guimarães, no Porto da Aldeia, com Annik Antunes; E. M. Profª Mirian Alves de Macedo Guimarães, no bairro Fluminense, com Joelma Campos; E. Mz. Pequiá, na Rua do Fogo, com Maria Stela Macêdo.

A professora dinamizadora Regina Furtado, considera a realização do projeto uma experiência muito boa. “A importância dessa iniciativa é levar a tecnologia para sala de aula como aliada. A geração é tecnológica e a gente tenta levar isso para que eles tenham uma motivação maior em sala. Os estudantes ainda vão poder ver o produto final, que tenho certeza que será bem gratificante para eles”, comentou.

O Núcleo de Tecnologia Municipal faz parte do Centro de Formação Continuada e objetiva promover a formação aos educadores da rede municipal de São Pedro da Aldeia, através de cursos e projetos com foco na inclusão digital. Os encontros de coordenação e formação dos professores dinamizadores tecnológicos acontecem de forma mensal no NTM.