Alunos aldeenses se formam no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia e o 25º Batalhão de Polícia Militar realizaram, nesta quinta-feira (04), a formatura dos alunos no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). A solenidade aconteceu no Teatro Municipal Átila Costa e envolveu os estudantes do 5º ano da E. Mz. Manoel Moraes da Silva, no Campo Redondo, e da E. M. Profª Maria Celeste Campos, no Baixo Grande, além da participação dos alunos da pré-escola da unidade do Baixo Grande. O secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, acompanhou a cerimônia.

Alunos recebendo seus certificados do PROERD | Foto: Lílian Souza
Foto: Lílian Souza

Também participaram da programação o comandante da 2ª Companhia do 25° Batalhão da Polícia Militar, capitão Ortega; o tenente- capitão Luciano Viegas do CIAAN; o subtenente da PM, Ubaldo Nunes; o coordenador do 4º Comando de Policiamento de Área, sargento Vinícius Azevedo; a subsecretária de Políticas Pedagógicas, Elizangela Rigueira; a coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina Silveira; a presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), Luciana Oliveira; as diretoras das unidades escolares participantes do programa, Elisângela Júlio e Verônica Boa Morte; além dos policiais militares, professores, pais e responsáveis dos alunos.

Composição da mesa de autoridades | Foto: Lílian Souza

O secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, enalteceu a formatura dos novos proerdianos. “Agradeço à Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, que é uma importante parceira. É satisfatório ver nossos alunos, os pequenininhos e os meninos e meninas do 5º ano, estando juntos da Polícia Militar para absorver os bons valores da sociedade. O PROERD é um programa de excelência, que lança semente na vida de várias crianças, sementes que vão brotando e depois ficam para sempre”, disse.

Execução do Hino Nacional e Municipal durante a Formatura do PROERD
Foto: Lílian Souza

Após a execução dos Hinos Nacional e Municipal, o instrutor da edição 2019 do PROERD em São Pedro da Aldeia, o policial Júlio César Morgado, fez a leitura de um texto autoral em agradecimento pela formatura. “Trabalhamos com duas escolas muito queridas neste semestre e na Escola Municipal Profª Maria Celeste de Campos tivemos a oportunidade de atuar com a Educação Infantil, além dos nossos jovens do 5º ano. Hoje, o sentimento é o do dever cumprido”, afirmou.

Instrutor do Programa, policial Júlio César Morgado, agradecendo pela homenagem recebida | Foto: Lílian Souza
Os alunos da pré-escola recebendo seus certificados por participação no PROERD
Foto: Lílian Souza

Na ocasião, as autoras das duas redações destaques de cada unidade escolar foram premiadas com uma bicicleta, ofertadas pelo Comandante do CIAAN, Fabiano Martins Sasse. A estudante Prisciani Rodrigues, da turma 502 da E. Mz. Manoel Moraes da Silva, e a aluna Daphyne Barbosa, da turma 501 da E. M. Profª Maria Celeste Campos, foram as presenteadas.

A aluna Daphyne Barbosa foi a autora da redação destaque da E. M. Profª Maria Celeste de Campo | Foto: Lílian Souza
A aluna da E. Mz. Manoel Moraes da Silva, Prisciani Rodrigues, recebendo a bicicleta como prêmio da redação destaque | Foto: Lílian Souza

“O PROERD foi o ensino mais eficiente e um dos mais importantes, trouxe muito valor para a minha vida. Estou agradecida pela oportunidade que tive nesse ano e desejo que mais alunos tenham essa oportunidade”, destacou  Prisciani Rodrigues em sua redação.

Redação da aluna Prisciani Rodrigues, destaque da turma 502 | Foto: Divulgação
Redação destaque da aluna Daphyne Barbosa, da turma 501 | Foto: Divulgação

Ao fim da premiação dos textos, os alunos receberam certificados e medalhas. Na oportunidade, os formandos também realizaram um juramento, cantaram e dançaram a canção oficial do Programa, com a participação do Mascote Leão.

Foto: Lílian Souza
As diretoras Vêronica Boa Morte e Elizangela Julio recebendo o certificando das mãos do instrutor do programa | Foto: Lílian Souza

O evento foi marcado, ainda, por homenagens em agradecimento aos envolvidos no projeto. Além da exibição de vídeo e depoimento dos estudantes, houve apresentação de canto da diretora da escola do bairro Campo Redondo, Elizangela Julio, com as canções “Conquistando o impossível” e “Pintor do mundo”.

Alunos recebendo suas medalhas e certificados | Foto: Lílian Souza
Foto: Lílian Souza

O PROERD consiste em uma ação conjunta entre as escolas, as famílias e a Polícia Militar no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

Foto: Lílian Souza

A diretora da E. M. Profª Maria Celeste Campos, Veronica Boa Morte, falou sobre o evento. “Com a parceria do PROERD e o trabalho incansável do Tio Júlio, já vemos a repercussão disso, quando vemos os alunos falando sobre como lidar com o bullying, como aconselhar amigos que podem estar com depressão. Então, com certeza, é algo que vai marcar positivamente a vida deles, desde a educação infantil”, salientou.