Os alunos da Escola M. de Educação Especial Pedro Paulo Lobo de Andrade (EMESPP), no bairro Estação, participaram do encerramento do projeto de oficinas, realizadas em alusão a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, celebrada entre os dias 21 a 28 de agosto. A coordenadora geral de Políticas Pedagógicas, Elizangela Rigueira, e a coordenadora de Educação Inclusiva, Simone Soares, participaram do evento.
De acordo com a diretora da unidade escolar, Simone Neves, o desenvolvimento da autoestima dos alunos com deficiência é um trabalho recorrente na escola.
“Durante toda a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla intensificamos esse trabalho de empoderamento. Foi uma oportunidade em que cada estudante pode demonstrar as habilidades que possui e que, se bem trabalhadas, trarão a eles possibilidades de exercer atividades com maior independência”, explicou.
Com o tema “Eu posso tudo com ainda mais criatividade”, a programação contou com exposição de trabalhos, brincadeiras, música e lanche especial para os estudantes. Na ocasião, os alunos produziram esculturas em argila, brinquedos com sucata, pequenas hortas, poemas e pesquisaram sobre futuras profissões.
“Nossos alunos são capazes de realizar feitos maravilhosos, sabem que são capazes e demonstram isso a todo instante. Esse já é o primeiro passo para a inclusão”, concluiu Simone.