Search

Alunos da orquestra municipal se apresentam no encerramento da FLISPA

2ª edição da Feira Literária de São Pedro da Aldeia foi realizada na Casa da Cultura e atraiu centenas de pessoas

Os alunos do polo de formação da Orquestra Sons da Aldeia, no bairro São João, fizeram sua primeira apresentação de música instrumental na última segunda-feira (31/10). A estreia do grupo, ao lado dos professores, aconteceu durante o encerramento da 2ª Feira Literária de São Pedro da Aldeia (FLISPA), na Casa da Cultura. O evento foi uma realização da empresa Notícias de São Pedro da Aldeia Gráfica e Editora e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

1ª apresentação dos alunos da Orquestra Municipal
Foto: Renato Fulgoni

O secretário de Cultura, Thiago Marques, falou sobre o evento. “Foi um prazer receber, mais uma vez, a FLISPA na Casa da Cultura e promover essa aproximação entre os visitantes e os escritores. Ter a oportunidade de promover a primeira apresentação dos alunos durante o encerramento da FLISPA foi muito especial. A Orquestra Sons da Aldeia é um projeto muito importante da nossa Secretaria de Cultura, que, além de difundir a arte da música em São Pedro da Aldeia, também promove a aprendizagem instrumental para jovens moradores do município”, destacou. 

Regente da orquestra e alunos
Foto: Renato Fulgoni

O regente da Orquestra, professor Jorge, destaca que este foi o primeiro encontro dos alunos junto aos professores após o início das aulas e práticas de conjunto, há duas semanas. “A seleção dos alunos foi feita por meio de uma audição, para avaliarmos o nível técnico deles. Estamos extremamente satisfeitos com esta primeira apresentação e continuaremos a nos organizar para promover apresentações com ainda mais qualidade nos dias que restam em 2022”, destacou. 

Público acompanha 1ª apresentação dos alunos da Orquestra Municipal
Foto: Renato Fulgoni

A apresentação da Orquestra promoveu um repertório misto de bossa nova com standard jazz, com clássicos como Blue Bossa, Samba de Verão, Cantaloup Island e Eu sei que vou te amar. O grupo foi formado por 17 alunos e sete professores, além do secretário Thiago Marques, no piano. 

O projeto Orquestra Sons da Aldeia é uma iniciativa pioneira da Secretaria Municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia, criada para difundir a arte da música instrumental no município. Além da ministração de aulas de prática instrumental para jovens e adultos, o projeto prevê apresentações musicais em praças, escolas e bairros da cidade.

SOBRE A FEIRA LITERÁRIA

Após o sucesso da primeira edição, a 2ª Feira Literária de São Pedro da Aldeia reuniu os amantes da literatura na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, entre os dias 17 e 31 de outubro, reunindo mais de 50 livros de gêneros diversos. Romances, contos, crônicas, poesias, biografias e histórias infantis estiveram em exibição e à venda no local. 

Oficina de pintura no encerramento da FLISPA
Foto: Renato Fulgoni

Idealizador da FLISPA, Renato Fulgoni agradeceu à Secretaria de Cultura e aos escritores participantes pela parceria. “A segunda edição da FLISPA foi um sucesso. Tivemos visitantes de vários lugares do Brasil e também recebemos a visita de duas instituições de ensino, o que foi muito gratificante. Foram dias maravilhosos proporcionando aos leitores o contato direto com escritores de nossa região”, afirmou. 

A programação de encerramento da 2ª Feira Literária de São Pedro da Aldeia promoveu uma contação de história com a autora Rosana Andreia e uma oficina de pintura com o artista plástico Paulo Jorge dos Santos. A apresentação da Orquestra Municipal finalizou o evento com chave de ouro.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui