Alunos da rede municipal aldeense aprendem sobre reutilização do óleo de cozinha

A Secretaria de Educação de São Pedro de Aldeia, em parceria com a Concessionária Prolagos, está promovendo a Gincana “De Olho no Óleo”, destinada aos alunos do Segundo Segmento da rede municipal de ensino. O objetivo da competição é estimular os estudantes a arrecadar óleo de cozinha usado. Nesta quarta-feira (04), os alunos da E. Mz. Capitão Costa, na Cruz, E. M. Antônio Vaz da Silva, no Recanto do Sol, e E. M. Profª Dulcinda Jotta Mendes, no bairro São João, participaram de uma oficina que ensina a transformar o óleo em sabão, ministrada pelo representante da empresa Reciclóleo. Acompanharam as atividades do dia a auxiliar da Coordenação de Educação Preventiva, Adriana Vieira, e as representantes da Prolagos, Angélica Brás e Roberta Moraes.

Foto: Divulgação | PROLAGOS
Alunos da Escola Mz. Capitão Costa, do bairro Cruz | Foto: Divulgação | PROLAGOS

O projeto “De Olho no Óleo” tem o objetivo de conscientizar estudantes da rede pública municipal sobre a coleta correta do óleo de cozinha usado em casa. A iniciativa visa educar crianças e familiares sobre os danos que o produto causa quando é despejado incorretamente na rede de esgoto, como o entupimento dos canos da rede e a atração de pragas que podem causar doenças.

Foto: Divulgação | PROLAGOS
Foto: Lílian Souza

A diretora da Escola M. Antônio Vaz da Silva, Denise Alves, se mostrou satisfeita com o projeto.

“Estamos recolhendo óleo dos estabelecimentos do bairro, fazendo campanha para doação. Os alunos estão muito animados, pois além da formação de conscientização do meio ambiente, que é muito importante para essa nova geração, eles veem nisso a possibilidade de fazerem um passeio para o Rio de Janeiro, conhecer outro mundo e uma nova realidade”, disse.

Foto: Lílian Souza

A divulgação da turma ganhadora acontecerá no dia 13 de setembro. Os vencedores da Gincana “De Olho no Óleo” serão contemplados com uma visita-passeio ao Museu do Amanhã, no município do Rio de Janeiro, em data a ser definida.

Foto: Lílian Souza

A estudante do 7º ano, Nicole Brás, falou sobre sua participação. “A oficina foi muito legal. A diretora escolheu nossa turma para participar da atividade e estamos com muita expetativa em ajudar o meio ambiente, além de estar sendo uma experiência muito boa”, disse.

Foto: Lílian Souza

A representante do setor de responsabilidade social da Prolagos, Angélica Brás, explicou a gincana. “O projeto ‘De olho no óleo’ tem o intuito de conscientizar os alunos para que eles sejam multiplicadores de conhecimento e aprendam sobre a importância de coletar óleo de cozinha. Promovemos a oficina ensinando como reutilizar o óleo de cozinha usado, em parceria com a Cooperativa Reciclóleo, que ensinou aos alunos como o óleo se torna sabão”, explicou.

Alunos da Escola M. Antônio Vaz da Silva, no Recanto do Sol | Foto: Lílian Souza

Ainda nesta semana, a oficina chega à Escola Municipal Profª Maria da Glória Santos Motta, em Praia Linda, Escola Mz. Paineira, no Balneário, e E. Mz. Retiro, localizada em bairro de mesmo nome.