A Escola Municipal Luiza Terra de Andrade, no bairro Campo Redondo, conta com uma rádio interna para divulgar atividades promovidas pela unidade. A “Rádio que toca no seu coração” é conduzida pelos alunos e monitorada por professores. O projeto tem como objetivo promover a socialização entre os estudantes, por meio da comunicação como linguagem mais acessível.
“Os meios de comunicação no mundo globalizado têm grande importância no âmbito educativo, uma vez que são ferramentas adicionais no processo ensino-aprendizagem. A unidade priorizou este investimento para os alunos, uma vez que possui caráter informativo, educativo e de entretenimento musical”, explicou o orientador educacional, Thiago Santos.
A iniciativa busca despertar nos alunos a sensibilidade crítica das informações recebidas e desenvolver a percepção auditiva, concentração, linguagem, socialização e a criatividade dos educandos, além de favorecer a convivência e o trabalho em grupo, respeitando diferenças, níveis de conhecimento e ritmos de aprendizagem de cada integrante da equipe.
O responsável pela rádio será indicado pela coordenação e direção para acompanhar os alunos designados. A rádio acontecerá no intervalo, pelo menos duas vezes na semana, e o responsável pela turma pode pedir ao grupo pesquisas sobre assuntos diferentes para apresentar. Uma das propostas da rádio é fazer com os alunos experimentem o que normalmente não gostam.
Na programação constam assuntos específicos, pedidos de músicas, mensagem do dia e de datas comemorativas, entrevistas, apresentações e outras atividades. No primeiro dia, os alunos ouviram Música Popular Brasileira e conheceram um pouco de sua história. Entre as músicas mais pedidas, estiveram “Você é linda”, de Caetano Veloso; “Admito que perdi”, de Paulinho Moska; “Oceano”, de Djavan, e “Um dia de domingo”, de Tim Maia.