Os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Luiza Terra de Andrade, do bairro Campo Redondo, participaram de uma palestra preventiva sobre o combate ao suicídio, em alusão à campanha “Setembro Amarelo”, nesta quarta-feira (04). Cerca de 250 estudantes participaram da atividade, que foi ministrada pela profissional Juliana Ribeiro. A ação foi idealizada pelo orientador educacional da unidade escolar, Thiago Santos.
Na ocasião, a palestrante conversou com os estudantes sobre sentimentos, formas de perceber o mundo, as diferenças entre tristeza e depressão, ansiedade e outros assuntos. A palestra teve como tema “Adolescência, depressão e suicídio: a prevenção é o melhor caminho”.
O orientador educacional, Thiago Santos, falou sobre o objetivo da iniciativa. “Há a necessidade de conscientizar nossos alunos sobre os impactos que ocorrem na adolescência, dentre eles, a depressão, a ansiedade e o suicídio, que tem sido os protagonistas de muitos conflitos”, explicou. O “Setembro Amarelo” é uma campanha de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque no dia 10 é celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre o tema, alertando a população sobre a importância de sua discussão.