Os alunos do município de São Pedro da Aldeia participaram da programação da “Carreta Educacional”, do projeto Enel Compartilha Consumo Consciente, realizada entre os dias 12 e 15 de agosto, na Praça do bairro São João. A atividade foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria de Educação, e a Concessionária Enel. Cerca de 500 estudantes participaram da ação, que envolveu aulas de energia itinerante. O secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, e a coordenadora de Políticas Pedagógicas, Elizangela Rigueira, visitaram o projeto, além das diretoras das unidades escolares participantes.
De acordo com a coordenadora de Políticas Pedagógicas, Elizangela Rigueira, a carreta educativa proporcionou a ampliação de conhecimentos e favoreceu a mudança de comportamento. “De forma lúdica, a representante da Enel conseguiu atrair a atenção dos alunos e passar a mensagem sobre o consumo consciente de energia. Os alunos participaram ativamente, tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e refletir como podemos contribuir para reduzir o consumo de energia”, afirmou.
A iniciativa fez parte do Programa de Eficiência Energética da ANEEL que tem como objetivo promover o uso eficiente da energia elétrica por meio de projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética. A iniciativa desenvolveu diversas atividades junto aos estudantes e moradores da região, relacionadas às áreas de geração de energia, recursos renováveis e não renováveis, e consumo consciente.
A carreta é um caminhão de 13 metros de comprimento, equipado com maquetes interativas, recursos audiovisuais e sala de realidade virtual. Quem visitou a carreta pode utilizar simuladores de consumo e recebeu dicas sobre economia de energia, além de atendimentos comerciais. Os alunos ganharam brindes ao final da programação, um kit escolar contendo lápis, borracha, apontador, régua e giz de cera.
A diretora da Escola M. Aurelino Martins da Silva, Lucimar Romão, se mostrou satisfeita com o projeto “Carreta Educacional”. “A equipe explicou tudo direitinho sobre consumo consciente, o que os alunos podem fazer em suas casas e nós, professores, também aprendemos muito sobre o assunto”, disse.
As escolas participantes da ação foram Aurelino Martins dos Santos, na Colina; Jamila Mota da Silva, Profª Dulcinda Jotta Mendes e Dulce Jotta de Souza, todas do bairro São João; Jardim Primavera, no bairro de mesmo nome; Antônio Rodrigues dos Santos, no Porto do Carro, Luiza Terra de Andrade e Manoel Moraes da Silva, ambas no Campo Redondo.
Além da ação educativa, a atividade teve como proposta a troca de equipamentos como lâmpadas e sorteio de geladeiras ineficientes por modelos com selo Procel A.