Assistência Social aldeense apresenta Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora

Iniciativa é voltada a famílias que apresentam interesse em cuidar de crianças de 0 a 5 anos de idade, temporariamente afastadas de seus responsáveis
Foto: Divulgação

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de São Pedro da Aldeia (SASDH) promoveu um encontro com os técnicos para apresentar o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, em cumprimento à Lei Municipal 2867 de 04 de outubro de 2019. O evento foi organizado pela equipe de referência do serviço e contou com a participação das Coordenações e Diretorias da SASDH.

A secretária adjunta de Assistência Social, Thuanny Pavão, deu boas-vindas aos participantes e falou sobre a importância de ver o serviço ganhando forma, ressaltando o empenho da equipe. “Esses profissionais receberam um novo desafio e a expectativa para divulgação e posterior procura das famílias em receber uma criança do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora”, comentou.

Foto: Divulgação

A apresentação foi realizada pela coordenadora Luciana Motta, que ressaltou os objetivos e a importância do serviço, que foi oficialmente estabelecido no município. “Hoje é um dia muito feliz para a Assistência, que, após grandes esforços da Secretaria, consegue implementar efetivamente o serviço. É um marco para a política de Assistência Social Municipal, que ganha mais uma rede de suporte na garantia dos direitos das crianças, que momentaneamente não podem usufruir dos cuidados e da proteção dos seus responsáveis, evitando o acolhimento institucional. Tal serviço busca oferecer proteção integral à criança até que seja possível a reintegração familiar, garantindo convivência comunitária, atenção individualizada e permitindo a continuidade da socialização”, declarou Luciana.

O QUE É UMA FAMÍLIA ACOLHEDORA?

São famílias que apresentam interesse em cuidar de crianças de 0 a 5 anos de idade, que estão temporariamente afastadas de suas famílias por medida protetiva.

O QUE É O SERVIÇO FAMÍLIA ACOLHEDORA?

É um serviço da Proteção Social Especial, de alta complexidade, que consiste em organizar e acompanhar o acolhimento familiar temporário.

Para mais informações, a Secretaria de Assistência Social orienta procurar a equipe de referência no CREAS. O espaço está localizado à Avenida Getúlio Vargas, s/nº, no Centro.