Assistência Social intensifica serviço de abordagem noturna a pessoas em situação de rua

As equipes técnicas da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) de São Pedro da Aldeia intensificaram o trabalho de abordagem social noturna a pessoas em situação de rua. A ação foi feita na noite da segunda-feira (21) com profissionais do Departamento de Direitos Humanos, da Diretoria das Proteções Sociais, do CREAS e CRAS, além da Guarda Municipal.

Foram abordados os usuários que se encontravam nas calçadas dos comércios, onde ficam para passar a noite. Com a chegada do inverno, a Secretária da pasta, Diana Alves, e a equipe da SASDH traçaram ações para o atendimento dessa população, que fica ainda mais vulnerável com o frio.

Foto: Divulgação

A técnica de referência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Luciana de Oliveira, também esteve presente na ação, para averiguar os casos de crianças em situação de trabalho infantil, que apresentaram um aumento significativo pós-pandemia. Durante a abordagem, os comerciantes foram orientados a ligarem para o Conselho Tutelar, o CREAS ou Disque 100, quando observarem crianças ou adolescentes vendendo produtos, como balas e outros. 

Enquanto realizavam o trabalho feito rotineiramente pelas equipes, os profissionais localizaram, no centro da cidade, uma pessoa que se encontrava alcoolizada e desmaiada. A equipe de abordagem acionou o Corpo de Bombeiros, que prontamente atendeu ao chamado e levou a pessoa ao Pronto-socorro Municipal para atendimento médico.

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui