Atendimento à população em situação de rua é tema de encontro

Para qualificar ainda mais o trabalho intersetorial realizado pela Prefeitura, profissionais da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e da Guarda Municipal (GM) se encontraram para trocarem experiências sobre o atendimento à população em situação de rua em São Pedro da Aldeia. Respeitando todas as medidas de prevenção e combate ao coronavírus, a conversa sobre abordagem social foi realizada nesta sexta-feira (31/07). O encontro promoveu uma troca de realidades entre a rotina dos agentes da Guarda e o trabalho realizado pela Assistência Social, Secretaria responsável pelo atendimento a esse público.

Profissionais se encontraram para trocarem experiências sobre o atendimento à população em situação de rua em São Pedro da Aldeia.
Foto: Renato Fulgoni

Durante o encontro, foram apresentados os procedimentos a serem seguidos em situações específicas, como pessoas em situação de rua em surto psicótico, com problema visível de saúde, indivíduos agressivos e que podem perturbar a ordem pública, por exemplo. Os Guardas Municipais puderam compartilhar suas experiências com o público em questão e esclarecer eventuais dúvidas. A principal demanda levantada na conversa foi a necessidade de uma ronda noturna com os técnicos da Assistência Social para acompanhar os casos apresentados pela GM; ação que será planejada pela Secretaria.

Para não gerar aglomeração, a Assistência Social e a Guarda Municipal aldeense dividiram o encontro em três reuniões.
Foto: Renato Fulgoni

Para que a SASDH pudesse ouvir as demandas de todos os agentes da Guarda Municipal e, ainda assim, evitar aglomerações, respeitando as medidas de distanciamento, foram planejados três encontros sobre o tema. A média é de 15 participantes, todos usando máscara de proteção facial e com acesso a álcool em gel. O primeiro encontro foi realizado na quinta-feira (30/07) e o último acontecerá na próxima terça-feira (04/08).

Encontro foi conduzido pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.
Foto: Renato Fulgoni

De acordo com a diretora das Proteções Sociais Básica e Especial da SASDH, Wanessa Coutinho, esses encontros são necessários devido ao atendimento em conjunto com a GM. “Nosso objetivo é saber como está esse atendimento e estabelecer as competências que cada um que faz nessa política intersetorial. A proposta é entender a realidade da Guarda Municipal e compreender o trabalho da Assistência Social”, comenta.

Atendimento à população em situação de rua é tema de encontro.
Foto: Renato Fulgoni

O encontro também foi conduzido pela coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Eliana Sabino, a assistente social e técnica do CREAS, Fabrícia Riscado, e a técnica de referência das Proteções Sociais Básica e Especial, Thaís Zeca.