Atividade física como ferramenta de inclusão é tema de capacitação para recreadores

A Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia realizou mais um encontro da formação anual para os professores de Educação Física e recreadores da rede municipal de ensino que atuam no 1º Segmento. A capacitação aconteceu no Centro de Formação Continuada (CEFOR) e foi coordenada pela tutora Martha São Paulo. Na ocasião, foi realizada uma palestra com a profissional Pamela Azevedo sobre o tema “Transtorno do Espectro Autista (TEA) – atividade física como ferramenta de inclusão”. Ao todo, cerca de 30 profissionais participaram da ação, que contou com a presença do secretário de Educação, Alessandro Teixeira, e da coordenadora de Acompanhamento da Implantação dos Dispositivos Legais, Josephane Lima.

A coordenadora dos recreadores, Martha São Paulo, falou sobre o momento. “Essa capacitação é essencial, pois dentro da rede de ensino temos vários alunos com autismo. Fornecendo a esses profissionais informações acerca do tema, eles trabalham melhor e fazem a inclusão desses estudantes verdadeiramente”, afirmou.

A capacitação tem como objetivo oferecer uma formação continuada de qualidade aos professores da área que atuam nos segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Assim, articulando a produção de conhecimentos com práticas pedagógicas inovadoras, aprofundando o estudo dos temas e das realidades no âmbito escolar, bem como desenvolvendo ações e perspectivas para a educação física no município aldeense que possam contribuir para uma intervenção profissional crítica, criativa e reflexiva.