Atrações musicais do projeto “Niterói Além da Ponte” chegam a São Pedro da Aldeia

O município de São Pedro da Aldeia foi sede para as atrações musicais do projeto “Niterói Além da Ponte”. A programação do evento, que aconteceu na Praça Agenor Santos, no Centro da cidade, ofereceu shows com a banda, de blues e rock, Facção Caipira e a cantora Alice Serrano, com o melhor do samba brasileiro. A chegada do projeto itinerante ao município foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria das Culturas e da Fundação de Arte de Niterói, e a Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria Adjunta de Cultura.

Foto: Jefferson Viana

A secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques, enalteceu a realização do evento na cidade. “Ficamos muito felizes em aderir a esse projeto cultural. São Pedro da Aldeia foi um dos poucos municípios da Região dos Lagos que foram contemplados com o ‘Niterói Além da Ponte’. Foi uma parceria totalmente sem ônus para a nossa cidade e nós buscamos, em conjunto, trazer artistas de acordo com a demanda local, com um repertório bem diversificado. A proposta foi proporcionar momentos de lazer, música, entretenimento e cultura para a nossa população. As portas estão abertas e esperamos que novos projetos possam vir”, disse.

Foto: Jefferson Viana

Em São Pedro da Aldeia, a programação teve início com a apresentação da banda Facção Caipira, conhecida por unir raízes do blues ao rock brasileiro. O grupo já participou de programas na TV, como o “Mais Vinicius, Por Favor”, do canal Multishow, e o “Superstar”, da Rede Globo. Com seu primeiro álbum “Homem Bom”, a banda já esteve em turnê em diversos estados do país e no Chile. Sucesso em plataformas digitais, como Youtube e Spotify, o grupo é composto por Jan Santoro (vocais e guitarra), Vinícius Câmara (baixo) e Renan Carriço (bateria). Juntos, o power trio caipira movimenta a produção musical e o cenário artístico de Niterói.

Foto: Jefferson Viana

Outra atração do projeto no município foi a cantora Alice Serrano. Acompanhada de seu grupo de sambistas, a intérprete entoou sambas brasileiros consagrados. “Não conhecia São Pedro da Aldeia e foi uma experiência muito boa. Aproveitei a minha ida ao município para tentar, ao máximo, promover esse intercâmbio cultural. Conheci muitas pessoas bacanas, estive em um programa de rádio local, fui a restaurantes, circulei pela praça e também tive a oportunidade de visitar a Casa da Flor. A minha proposta tem sido disseminar o samba como expressão artística de valor inestimável e como uma manifestação cultural das mais democráticas. Espero um dia poder voltar à cidade”, destacou a artista carioca, que atualmente concilia sua carreira na música e no teatro.

Foto: Jefferson Viana

Durante o show, a cantora apresentou algumas canções de seu último CD “Alice Serrano no País do Samba” gravado em 2016. O repertório ofereceu, ao todo, 30 músicas, misturando composições inéditas, autorais e consagradas, como “Gota d’água”, de Chico Buarque e “Hino ao Amor”, de Edith Piaf. O setlist incluiu, ainda, canções de artistas renomados como Cartola, Candeia, Jorge Aragão, Noel Rosa, D. Ivone Lara e outros.

Foto: Jefferson Viana

Como atriz, Alice já trabalhou em teatro, na TV Globo, em telenovelas e na minissérie “Anos Dourados”. Sua trajetória profissional também é marcada por participações em diversos festivais, projetos culturais, nas gravações da trilha sonora da peça “Ai quem me dera uma Estação de Amor”, em tributo a Vinicius de Moraes, e em Barcelona, com o grupo Laboratório do Samba.

Foto: Jefferson Viana

Lançado em maio deste ano pela Prefeitura de Niterói, o projeto “Niterói Além da Ponte” tem como objetivo promover o intercâmbio cultural entre os municípios do Estado do Rio de Janeiro, ampliando a circulação de artistas por todo o Estado. A iniciativa levará 35 artistas de Niterói das áreas de música, dança, teatro e profissionais da fotografia (com uma exposição itinerante), todos selecionados, via Edital, a 16 municípios parceiros, sempre nos fins de semana.

Foto: Jefferson Viana

Além de São Pedro da Aldeia, o projeto já percorreu os municípios de Duque de Caxias, São Gonçalo, Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Armação dos Búzios, Rio das Ostras, Macaé, Quissamã, Paraty, Resende, Campos dos Goytacazes e Bom Jesus do Itabapoana. A programação vai acontecer, ainda, nas cidades de Maricá, Itatiaia e São Gonçalo, durante o mês de julho.