Categorias

Audiência de prestação de contas terá transmissão on-line com espaço para perguntas

Sessão que apresenta gastos do executivo referentes ao último quadrimestre de 2020 será realizada nesta sexta-feira (26), a partir das 14h30

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia realiza, na próxima sexta-feira (26), a audiência pública para prestação de contas do executivo referente ao último quadrimestre de 2020. A sessão será transmitida pela página oficial da prefeitura no Facebook, a partir das 14h30, e perguntas poderão ser enviadas por meio dos comentários. 

A audiência é realizada na Câmara Municipal, mas devido à pandemia, a participação dos convidados e da população será virtual. Os eventos propiciam maior abertura para questionamentos e diálogos. Por isso, é fundamental que os cidadãos acompanhem as prestações de contas quadrimestrais. Todos os dados expostos nas audiências públicas aldeenses ficarão dispostos no Portal da Transparência para consulta. 

A sessão é executada por meio da Controladoria Geral e da Secretaria de Saúde, que irão apresentar os investimentos gerais feitos nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro e, detalhadamente, os dados financeiros da Secretaria de Saúde. 

A Lei determina 

As audiências públicas são instrumentos de transparência na gestão fiscal e estão previstas nas leis complementares  Nº 101 de 2000, que dispõe sobre a realização e avaliação das metas fiscais nos meses de maio, setembro e fevereiro e Nº 141 de 2012, que prevê apresentação, pelos gestores do SUS, de relatórios quadrimestrais detalhados. 

A constituição determina que os municípios invistam, de receitas provenientes de impostos, pelo menos 25% de suas receitas em educação; 15% das receitas em ações e serviços públicos de saúde e menos que 54% da sua Receita Corrente Líquida (RCL) com pessoal. 

O Tribunal de Conta estadual e o Ministério Público são os órgãos responsáveis por fiscalizar se o montante do investimento está de acordo com a lei. Em caso de descumprimento, medidas cabíveis podem ser aplicadas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Fechar Acessibilidade