Aula inaugural do Pronatec reúne alunos em São Pedro da Aldeia

Nesta segunda-feira (21), os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) de pintor de imóveis, montador de painéis e aplicador de revestimento cerâmico foram iniciados, no Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT), localizado a Avenida São Pedro, ao lado da Defesa Civil, em São Pedro da Aldeia. Cerca de 72 alunos se inscreveram nos cursos. As capacitações são realizadas pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

Para dar boas vindas e fazer a abertura dos cursos, o secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, abordou a importância das capacitações no município aldeense.

“Espero que os mais de setenta alunos aproveitem ao máximos os cursos que estamos disponibilizando. Felizmente não temos um índice alto de evasão, nossos alunos estão participando de todo o curso. Essas capacitações são frutos de muito esforço e trabalho, estamos oferecendo as aulas na estrutura do CAT, até que tenhamos a sede definitiva do Senai em nossa cidade. É bom destacar que o nosso balcão de empregos também está  disposição de todos os alunos e da população de São Pedro da Aldeia”, afirmou Dimas.

Mãe de três filhos, a moradora do Baixo Grande, Luiza Mauro, agradeceu a oportunidade que vem sendo dada a população de São Pedro da Aldeia.

“Tenho dois familiares que estão participando desses cursos oferecidos pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia. Para nós é extremamente gratificante saber que nossos governantes se preocupam com o futuro e com o sustento das famílias de nossa cidade”, afirmou Luiza.

Saiba mais sobre os cursos:

Aplicador de Revestimento Cerâmico (SENAI)

Carga horária: 160 horas Turno: NOITE

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II

Funções: Realiza aplicação de revestimentos cerâmicos em edificações, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

Montador de Painéis Elétricos (SENAI)

Carga horária: 160 horas Turno: NOITE

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II

Funções: Executa operações de montagem de quadros de comandos comerciais e industriais.

Pintor de Imóveis (SENAI)

Carga horária: 200 horas Turno: NOITE

Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental II

Funções: Analisa e prepara superfícies internas e externas de edificações a serem pintadas, combinando materiais. Distingue materiais para cada tipo de estrutura a ser pintada. Calcula quantidade de materiais e equipamentos a serem utilizados. Aplica tintas e materiais similares em superfícies. Realiza pinturas externas e internas em superfícies de edificações, de acordo com as normas técnicas de qualidade, saúde, higiene e segurança.