Baixo Grande recebe mutirão de serviços públicos a partir desta segunda (29)

Cerca de 60 servidores trabalham no local. Equipes devem continuar no bairro durante a semana
Foto: Bruninho Volotão/Divulgação PMSPA

O bairro Baixo Grande recebe, desde o início da manhã desta segunda-feira (29), um mutirão de serviços públicos. Cerca de 60 servidores trabalham no local executando os serviços de capina, roçada, desobstrução de bueiros e manilhas, manutenção da iluminação, patrolamento e remoção de entulhos. Todas as praças do bairro também receberão as ações, com paisagismo e jardinagem. As equipes devem continuar no bairro até a próxima quarta-feira.

Nesta manhã, os funcionários intensificaram a limpeza das ruas no entorno do Colégio Estadual Almirante Tamandaré. As vias passam por varrição, raspagem para retirada de terra acumulada e remoção de entulho. O serviço de poda também foi executado nas proximidades da Escola Municipal Professora Maria Celeste de Campos.


O prefeito Fábio do Pastel, junto ao chefe de gabinete, Moisés Batista, acompanhou o início do mutirão e caminhou pelo bairro ouvindo as demandas da população durante quase toda a manhã. “A nossa expectativa é seguir com o mesmo mutirão para a Ponta do Ambrósio e Vinhateiro nos próximos dias. Queremos fazer muito mais. O Fernando Frauches, nosso secretário de Urbanismo e Habitação, está presente porque estamos analisando algumas ruas que podem, futuramente, receber pavimentação”, afirmou o prefeito.

Morador do bairro há sete anos, Oséas Adolfo destacou a periodicidade com que os serviços são executados. “Muita coisa mudou pra melhor. Temos visto a secretaria sempre aqui na nossa entrada do Baixo Grande, na Ponta do Ambrósio, beirando a pista do Parque Estoril. É uma visita muito boa, vemos a cidade movimentada”, destacou. 

O triturador de galhos, adquirido recentemente pela Prefeitura com recursos próprios, acompanha o serviço de poda nas ruas da localidade. O equipamento reduz o volume da matéria orgânica proveniente de podas, como galhos, folhas e até troncos. Consequentemente, diminui os gastos com caminhões que recolhem galhos, gerando economia para os cofres públicos.

O secretário de Serviços Públicos, Raimundo Teixeira, enfatizou que a efetividade do trabalho da pasta depende da colaboração dos moradores. “Não só durante os mutirões, mas periodicamente, recolhemos toneladas de lixo e entulho das vias públicas. Restos de móveis e eletrônicos não podem ser descartados indiscriminadamente nas calçadas e terrenos baldios. Contamos com a parceria dos moradores. Eles podem entrar em contato com a pasta que agendamos a retirada do material”, explicou.

A manutenção do sistema de escoamento, também realizada em vias do local, elimina uma série de transtornos e ameaças à saúde coletiva. Jorge Zanella, empresário local há cerca de 20 anos, elogiou a ação. “Acho legal, acho que está dentro do planejamento do prefeito, a gente precisa. Melhora pra todo mundo, né? Pra quem tem comércio e vive daquilo”, disse. 

A população pode enviar demandas para o Whatsapp da Salina, a atendente virtual da Prefeitura de São Pedro da Aldeia. Ela é a responsável por encaminhar as solicitações dos cidadãos às respectivas secretarias. O atendimento está disponível por meio do número (22) 98878-9913 de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. Para agendar o serviços de recolhimento de inservíveis, os telefones da pasta são (22) 2627-6190 e (22) 2627-7055.

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui