Os alunos integrantes da Banda Marcial Fênix Paineira se apresentaram na cerimônia militar de Formatura de Aperfeiçoamento dos Sargentos Aviadores, realizada na última quarta-feira (09), na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia. Os músicos são estudantes da Escola Mz. Paineira, localizada no bairro Balneário. O secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, a coordenadora geral de Políticas Pedagógicas, Elizangela Rigueira, e as diretoras da unidade escolar, Cristiane Mota e Sulamita Bento, estiveram presentes na solenidade.
De acordo com a diretora Cristiane Mota, a Banda Marcial é um projeto levado pelo sargento João Ricardo Giovani, abraçado pelos demais instrutores, que veio para somar com a equipe de direção da escola. “Com a Banda, temos resgatado alunos que antes não tinham nenhuma perspectiva de vida. Começamos com uma turma de 33 estudantes e agora já estamos com 53 participantes. O comandante nos convidou para prestigiar a formatura e aceitamos de imediato. Ele, ainda, nos presenteou com uma blusa para cada integrante. Com isso, nossa Banda tem crescido, os alunos têm se destacado cada vez mais e até despertado uma visão profissional de músico”, afirmou.
O projeto tem como objetivo primário complementar a educação dos jovens e adolescentes envolvidos, trabalhando valores como disciplina, espírito de equipe, a valorização da escola, respeito aos mais velhos e aos professores, além do aprendizado de música. Os responsáveis e instrutores da Banda Marcial são os sargentos João Ricardo Giovani, Sandro Marques de Souza e Felipe Eduardo de Oliveira.
Segundo um dos instrutores da banda, o sargento Felipe Eduardo de Oliveira, o projeto visa, por meio da música, ensinar valores civis, de educação, comportamento e social para os alunos. “A partir da música, queremos fazer com que eles se preparem para concursos voltados para essa área. Temos ensaios às terças e quintas-feiras, aulas de teorias musicais e instrumentação. Primeiramente, passamos a iniciação musical, além da preparação militar, que ensinamos sobre terem um comportamento unifico, pois todos precisam estar em harmonia, e também sobre ordem unida. Após isso, eles são ingressados na banda”, explicou.
Para participarem e permaneceram na composição da Banda Marcial Fênix Paineira, os alunos precisam respeitar regras militares e pedagógicas, como não ter médias escolares vermelhas, advertências ou suspensões, e precisam ter disciplina exemplar.
Para a aluna do 9º ano, Maria Eduarda Souza, de 14 anos, participar da banda é muito gratificante. “Tocar na Marinha foi incrível, fiquei toda arrepiada, pois é uma coisa que não imaginávamos. Sou da primeira turma da banda e no início do projeto estávamos inseguros, não tínhamos quase nenhum instrumento. Hoje estamos tendo essa oportunidade incrível e importante para a gente”, comentou.
Mãe da integrante Janaina Rangel, Sandra Valéria Rangel afirmou estar muito alegre em ver sua filha participando do projeto. “Ela está interagindo muito bem, muito mais disciplinada, e com o sonho de querer ingressar na Marinha. Estou satisfeita, como muitos outros pais também estão. Essa é uma oportunidade imensa e agradeço a todos, principalmente aos instrutores e as diretoras da escola”, afirmou.