Campanha conscientiza sobre cuidados com idosos

Uma campanha em São Pedro da Aldeia tentar frear o aumento de maus tratos e abandono contra os idosos, que subiu consideravelmente durante o período de isolamento social, devido à pandemia do coronavírus. De acordo com o Conselho Municipal dos Direitos do Idosos (CMDI), antes da pandemia o órgão recebia uma denúncia por mês e, somente nos últimos 15 dias, já foram registradas seis denúncias de abandono.

Para reverter essa situação, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos do Idosos, lançou nesta segunda-feira (13/04) uma campanha de conscientização. Além de despertar nas pessoas o carinho e cuidados que se devem ter com os idosos, a campanha divulga também os contatos onde as denúncias de maus tratos podem ser feitas: (22) 2627-4550 e o e-mail conselhodoidosospa@gmail.com

O presidente do Conselho, Vinícius Lavalle, chama a atenção para a importância dos cuidados com os idosos nessa época delicada. “Nesse momento em que o mundo passa por esta pandemia, precisamos mais do que nunca ressaltar a importância de cuidar de quem sempre cuidou da gente. Não podemos deixar que o isolamento, que hoje se faz necessário, vire abandono. Temos o dever como família em manter nosso idoso saudável fisicamente e mentalmente”, falou.

O Conselho Municipal do Idoso é um órgão de representação dos idosos e de interlocução junto à comunidade e aos poderes públicos na busca de soluções compartilhadas.  O Conselho deve estar em sintonia com as políticas nacional e estadual, estatuto do idoso e se adequar às regras e leis aprovadas e regulamentadas.  O Conselho Municipal deve promover amplo e transparente debate das necessidades e anseios dos idosos, encaminhando propostas aos poderes municipais, principais responsáveis pela execução das ações.

O papel do Conselho é consultivo, normativo, deliberativo e formulador de políticas dirigidas à pessoa idosa. O Conselho deve se aproximar do poder Público Municipal e dos órgãos de representação Estadual e Nacional, estabelecendo, na medida do possível, interfaces que possam ajudar na construção de uma sociedade mais organizada e participativa.