Campanha de vacinação contra Influenza termina dia 30 em São Pedro da Aldeia

Moradores que integram o público-alvo e ainda não se imunizaram, devem procurar uma unidade de saúde

São Pedro da Aldeia entrou na última semana de vacinação contra a Influenza, a popular gripe. Todos os moradores que se enquadram no público-alvo definido pelo Ministério da Saúde e ainda não foram imunizados devem procurar uma unidade de saúde para receber a vacina. Nos últimos dias, todos os postos foram abastecidos para a reta final da campanha, que termina nesta terça (30).  Em virtude do feriado municipal, em celebração ao padroeiro da cidade, nesta segunda-feira (29), os postos aldeenses não terão expediente.

Foto: Jefferson Viana

Com o objetivo de subir a cobertura vacinal dos grupos previsto pelo Ministério, a Secretária de Saúde, Francislene Casemiro, reforçou a orientação para que os moradores se vacinem. Para ela, a prevenção e o cuidado começam com o ato de imunização.

“A vacina contra Influenza faz parte do calendário nacional e é de extrema importância para todos os grupos prioritários. Nosso objetivo é proteger contra a gripe o maior número possível de moradores. Todas as pessoas devem estar com a vacinação em dia, contra qualquer doença. Aos que ainda não se preveniram, pedimos que procurem a unidade mais perto de sua casa e se vacinem”, disse.

Público-alvo

Desde o fim de março, São Pedro da Aldeia vem seguindo o cronograma de vacinação definido pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde. O grupo inicial foi composto por idosos e profissionais de saúde. As etapas seguintes imunizaram pessoas com doenças crônicas e condições clínicas especiais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, puérperas, gestantes, agentes de segurança pública, pessoas com deficiência, agentes do sistema prisional, adolescentes e jovens sob medida socioeducacional e indígenas. Encerrando o cronograma estão professores e adultos entre 55 e 59 anos de idade. Todos que ainda não se vacinaram podem se imunizar.

Foto: Jefferson Viana

Vacinação descentralizada

Além de disponibilizar doses nas unidades de saúde, a Secretaria Municipal também realizou ações descentralizadas com o objetivo de evitar aglomerações. Foram feitas vacinação domiciliar para idosos (conforme cadastro prévio), vacinação de acamados, imunização de agentes de segurança na Guarda Municipal e na Delegacia de Polícia.