Search

Capacitação prepara para valorização da agricultura local na alimentação escolar

Encontro abordou a legalização de produtores e preparou os profissionais da Educação de São Pedro da Aldeia

Buscando aprimorar conhecimento na área de cultivo local, os profissionais do setor de nutrição da Secretaria de Educação participaram da “Capacitação do Desenvolvimento na Agricultura Familiar nos Municípios”, realizada pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Armação dos Búzios, entre os dias 13 e 14 de agosto.

O evento, que contou com o apoio do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), teve como objetivo promover a parceria entre as secretarias de Educação e Agricultura, visando à capacitação e à legalização de agricultores locais que estejam interessados em participarem do chamamento público para a “Agricultura Familiar”, que, de acordo com FNDE, deve compor pelo menos 30% da alimentação escolar.

A capacitação contou com a presença da Coordenadora Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar, Karine Santos, e o representante da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais, Anderson Oliveira, que conduziram os temas abordados durante a ação.

Durante o encontro, foram apontadas as formas de regularização dos produtores locais e a organização dos itens a serem solicitados, de acordo com o cardápio proposto pela nutrição de cada secretaria, sempre respeitando os valores nutricionais a serem alcançados na alimentação dos 13.063 alunos, após o retorno das atividades presenciais previstas para setembro. Também foi proposta a utilização de frutas e legumes típicos da região, valorizando a cultura de plantio local.

Para o coordenador de nutrição da Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia, Rafael Fagundes, a iniciativa faz com que todas as partes envolvidas sejam beneficiadas. “Com essa capacitação, o município ganha dos dois lados: a alimentação dos alunos se torna mais rica e nutritiva, com alimentos sempre frescos, e o dinheiro passa a ser aplicado aqui, trazendo renda, valorização e desenvolvimento para nossa população”, pontuou.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui