Casa da Cultura abre exposição coletiva em parceria com a ALeART nesta sexta-feira (13)

A Casa da Cultura de São Pedro da Aldeia abre, nesta sexta-feira (13), às 19h, a exposição coletiva “Vejo Flores em Você”, que vai reunir trabalhos de artistas da Academia de Letras e Artes da Região dos Lagos (ALeART) e do acervo municipal da Casa da Flor. A cerimônia de abertura vai contar com coquetel, música ao vivo e sarau de poesias. A mostra vai marcar as comemorações pelo 13º aniversário da Academia e pelos três anos de tombamento da Casa da Flor como patrimônio histórico e artístico nacional. A visitação gratuita poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A exposição seguirá até o dia 04 de outubro.

Foto: Arquivo | Renato Fulgoni

O projeto é mais uma iniciativa da Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria Adjunta de Cultura. “Mais uma vez a Casa da Cultura abre as portas para receber os artistas associados à ALeART. Dessa vez, estaremos homenageando também a nossa Casa da Flor e a alegria de termos esse monumento como um patrimônio tombado, mundialmente conhecido, sendo comparado a obras internacionais e ao trabalho do arquiteto catalão Antonio Gaudi. Vamos retratar algumas falas do Gabriel, que também dá nome à nossa Casa da Cultura, trazendo fotografias, telas, um grande painel e uma maquete da Casa da Flor. Convidamos toda a população para prestigiar essa linda exposição”, destacou a secretária adjunta da pasta, Edlúcia Marques.

Foto: Arquivo | Renato Fulgoni

Cerca de 40 quadros ficarão expostos no espaço, retratando cenários naturais e a Casa da Flor. De acordo com a diretora municipal de Cultura, Rosângela Guimarães, a exposição vai passear entre telas, esculturas, arquitetura espontânea e poesias. “Estamos orgulhosos em retratar esses dois grandes representantes da cultura regional e nacional, misturando estilos artísticos e universos distintos para contar histórias”, complementou.

Fundada em 03 de setembro de 2006, a ALeART é uma instituição sem fins lucrativos voltada à promoção de valores da arte acadêmica nas áreas de pintura, desenho, escultura e letras. Atualmente, a entidade conta com 32 artistas plásticos e oito poetas associados.

A Casa da Flor foi criada em 1923, em São Pedro da Aldeia, pelas mãos de Gabriel Joaquim dos Santos, filho de uma índia e de um ex-escravo. A construção, que reúne mosaicos, esculturas e enfeites criados a partir do lixo, cacos e objetos quebrados, é considerada um dos principais patrimônios artísticos de São Pedro da Aldeia e símbolo de arquitetura espontânea. No próximo dia 15 de setembro, o imóvel vai completar três anos de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Foto: Arquivo | Renato Fulgoni

A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos está localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro da cidade, próximo à Guarda Municipal. Mais informações e agendamentos de grupos e escolas podem ser obtidas pelo telefone (22) 2625-5167 ou pelo e-mail casadaculturapmspa@gmail.com.