Categorias

Casa da Cultura apresenta exposição de bordados inspirados na vida e obra de Gabriel Joaquim dos Santos

Live de abertura será nesta sexta-feira (3), às 19h, com sorteio de brindes e transmissão pela página da Secretaria de Cultura no Facebook

Durante o mês de setembro, a Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos vai apresentar a exposição de artesanato “Bordando o Sonho, a Flor e a Casa”. A mostra, baseada no livro homônimo, vai exibir mais de 60 telas bordadas à mão pelo coletivo das mulheres bordadeiras de São Pedro da Aldeia. As peças são inspiradas na vida e obra do renomado artista popular, patrono da Casa da Cultura e idealizador da Casa da Flor. A live de abertura está marcada para esta sexta-feira (3), às 19h, e vai contar com sorteio de livros e de bordados. A transmissão ao vivo será feita pela página da Secretaria de Cultura no Facebook.

A exposição também vai marcar o lançamento oficial da obra literária “Bordando o Sonho, a Flor e a Casa”, escrita pelas artesãs Rosângela Guimarães e Kátia Carvalho, viabilizada pela Lei Aldir Blanc. No livro, estão retratados os diversos desenhos feitos com linhas, tecido e agulha que, juntos, resgatam a história de Gabriel e da Casa da Flor – edificação construída pelo artista no século XX, tombada como patrimônio cultural em nível estadual e federal.

Exposição é baseada no livro “Bordando o Sonho, a Flor e a Casa”, escrito pelas artesãs
Foto:
Raíra Morena/Cultura PMSPA

“O bordado e a Casa da Flor são duas artes que dialogam muito entre si. Por um lado, o sr. Gabriel, que com suas mãos generosas e cuidadosas, ‘bordou’ cada pedacinho da Casa e, de outro, as bordadeiras, que também com suas habilidades manuais, resgatam a arte milenar dos bordados e, ao mesmo tempo, ajudam a construir narrativas e a valorizar a história e a identidade cultural do povo aldeense”, disse Rosângela.

Desde 2018, o grupo de mulheres artesãs se dedica a produzir e a comercializar produtos artesanais como panos de prato, porta moedas e toalhas de mão, exclusivamente em prol da causa social. Os bordados são vendidos a preços acessíveis e toda a renda é revertida em doações de cobertores e cestas básicas para a população em situação de vulnerabilidade. Por causa do trabalho social, o coletivo também passou a ser chamado de “Bordado Solidário”.

Foto: Arquivo 2019/Jefferson Viana/Divulgação

Para o secretário adjunto de Cultura, Thiago Marques, além de celebrar a memória do patrono da Casa da Cultura, a exposição será uma oportunidade para estimular atos de solidariedade. “As ações sociais promovidas pelo coletivo das bordadeiras só reforçam a importância desse trabalho no município, que merece ser valorizado e reconhecido. Será uma oportunidade para que os visitantes possam adquirir um artesanato a um preço simbólico e, em troca, contribuam para uma causa tão importante nesse momento de pandemia”, disse.

Quem participar da live de abertura da exposição, na noite desta sexta-feira (3), usando a hashtag #BordadoSolidário nos comentários, vai concorrer ao sorteio de livros e peças artesanais. A visitação à mostra será aberta a partir da próxima segunda-feira (6), das 9h às 17h.

Inscrições abertas para oficinas de bordado à mão

Para os interessados em aprender a confeccionar peças básicas de bordado, já estão abertas, até a próxima sexta-feira (3), as inscrições para as oficinas de bordado à mão, voltada a alunos em nível iniciante. As vagas são limitadas e restritas a moradores de São Pedro da Aldeia, com idade mínima de 16 anos. Para realizar a matrícula, basta preencher um formulário disponível na página da Secretaria de Cultura. Clique AQUI para fazer a inscrição.

Oficinas na Casa da Cultura vão ensinar técnicas básicas do bordado
Foto: Raíra Morena/Divulgação PMSPA

A atividade será ministrada pelas artesãs do coletivo como parte da contrapartida da Lei Aldir Blanc. As aulas acontecerão de forma presencial, na Casa da Cultura, nos dias 9, 16, 23 e 30 de setembro e no dia 1º de outubro. Os interessados poderão se inscrever na turma das 8h30 às 10h; das 10h às 11h30 ou das 14h às 15h30.

Foto: Arquivo 2019/Jefferson Viana/Divulgação
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

windows 10 pro kaufen office 2019 pro kaufen office 365 pro kaufen windows 10 home kaufen windows 10 enterprise kaufen office 2019 home and business kaufen office 2016 pro kaufen windows 10 education kaufen visio 2019 kaufen microsoft project 2019 kaufen microsoft project 2016 kaufen visio professional 2016 kaufen windows server 2012 kaufen windows server 2016 kaufen windows server 2019 kaufen Betriebssysteme kaufen office software kaufen windows server kaufen https://softhier.com/ instagram takipçi satın al instagram beğeni satın al instagram görüntüleme satın al instagram otomatik beğeni satın al facebook beğeni satın al facebook sayfa beğenisi satın al facebook takipçi satın al twitter takipçi satın al twitter beğeni satın al twitter retweet satın al youtube izlenme satın al youtube abone satın al https://takipci33.com/