Casa da Cultura sedia palestras sobre patrimônios aldeenses

Programação gratuita acontecerá no dia 13 de maio em alusão aos 405 anos de fundação da cidade; inscrições já estão abertas

A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos vai sediar, no próximo dia 13, duas palestras gratuitas com o tema “Patrimônios aldeenses”. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a agente cultural Elizabeth Franco. O evento será promovido em alusão ao aniversário de 405 anos de fundação de São Pedro da Aldeia, celebrado no dia 16 de maio. Serão abertas 40 vagas para o turno da manhã, das 10h às 11h, e outras 40 para o turno da tarde, das 15h às 16h. Os interessados podem se inscrever enviando uma mensagem, via WhatsApp, para o número (22) 98109-7845.

A palestra vai abordar alguns dos principais patrimônios ambientais, materiais e imateriais do município, como a Igreja dos Jesuítas, a zona rural e o Parque Estadual da Costa do Sol, dentre outros. Toda a programação será conduzida pela agente cultural e pesquisadora do município, Elizabeth Franco, que acumula mais de 10 anos de trabalhos voltados à preservação e ao resgate da memória aldeense.

A proposta, segundo Elizabeth, é promover a educação patrimonial e a valorização das riquezas de São Pedro da Aldeia. “As palestras foram as formas que encontramos de comemorar os 405 anos de fundação histórica da cidade, disseminando conhecimentos sobre os patrimônios aldeenses e a importância de sua preservação. Esperamos que os participantes possam se encantar e valorizar a cidade onde moram ou visitam”, destacou a pesquisadora, autora do livro “Conhecendo São Pedro da Aldeia e o seu entorno – Patrimônios”.

Elizabeth Franco acumula mais de 10 anos de trabalhos voltados à preservação e ao resgate da memória aldeense
Foto:
Arquivo pessoal

O evento é indicado especialmente para estudantes e profissionais do Turismo e Educação, mas qualquer pessoa interessada pode participar. As atividades fazem parte do projeto “Conhecendo e valorizando os patrimônios da cidade de São Pedro da Aldeia – Patrimônio cultural (material e imaterial) e ambiental”, premiado em 2021 pelo Edital “Cultura Presente nas Redes 2”, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

A Casa da Cultura está localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro.

Projeto de Elizabeth sobre patrimônios aldeenses tem patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura
Foto:
Divulgação/Arquivo pessoal