Casamento comunitário oficializa união de catorze casais aldeenses

Catorze casais oficializaram a união nesta sexta-feira (25) durante o casamento comunitário, realizado pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Diretos Humanos. A ação foi em parceria com a Defensoria Pública, Judiciário e o Registro Civil das Pessoas Naturais do 1º distrito. A cerimônia, que aconteceu no Centro Recreativo Gaivota, contou com a presença da Secretária da Pasta, Ester Marques, e a Adjunta, Olívia Sá. Também prestigiou o evento a Secretária de Ordem Pública, Leila Regina Neves.

Foto: Renato Fulgoni

“Hoje é um dia de muita felicidade para todos nós. Para os casais por estarem realizando um sonho e para nós por termos a oportunidade de proporcionar esta realização. Nós da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos organizamos o casamento comunitário com muito carinho e satisfação. Em parceria com a Defensoria pública, oferecemos a todos vocês tudo que é necessário para a realização de um casamento, disse. a secretária Ester Marques.

Foto: Renato Fulgoni

A secretária esclareceu, ainda, que o sucesso da cerimônia só foi possível por causa do trabalho em conjunto. “É importante ressaltar que o casamento comunitário envolve todos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. São diversas pessoas que trabalharam na organização da festa, na escolha da ornamentação, na colocação do  espaço infantil, nas fotos.
Pensamos em cada detalhe com muito amor, para que este dia seja inesquecível e perfeito, como realmente tem que ser. Desejo aos casais toda felicidade do mundo e que Deus esteja presente em cada lar que hoje se oficializa nesta cerimônia”, concluiu.

Foto: Renato Fulgoni

A Juíza de Paz, Danielle Ribeiro, chamou os casais por ordem alfabética. Eles percorreram o tapete vermelho, falaram o famoso sim e trocaram as alianças. Representantes do cartório estavam presentes para a assinatura do livro. Já as certidões serão retiradas no cartório, no horário comercial.

Foto: Renato Fulgoni

“O enlace matrimonial é a realização de um sonho. Sabemos que só está aqui quem realmente tem esse sonho dentro de si. Parabenizo todos os envolvidos nessa grande festa, principalmente a Secretária, Ester Marques”, disse a Juíza Danielle Ribeiro.

Foto: Renato Fulgoni

O casal Larissa Santos de Souza Herculano e Roberto da Silva Herculano convivem juntos há 3 anos e falaram da satisfação de oficializarem a união. “É um momento único. A realização de um sonho. Nunca vamos esquecer este dia tão especial”, disse a noiva.

Foto: Renato Fulgoni

Todos os atos de registro civil necessários à realização dos casamentos foram gratuitos para os noivos, que foram dispensados do pagamento das taxas referentes às despesas cartorárias. O objetivo do casamento comunitário é atender casais que desejam regularizar o estado civil e não possuem recursos para arcar com as despesas da celebração completa.