CMDCA promove capacitação para conselheiros tutelares eleitos e suplentes

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de São Pedro da Aldeia vai promover na próxima terça (29), quarta (30) e quinta-feira (31) uma capacitação voltada aos cinco conselheiros tutelares, eleitos em 06 de outubro, e os cinco suplentes. Os encontros acontecerão no Centro de Formação Continuada e a presença é obrigatória, sendo necessário 75% de participação. Nos dias 29 e 30, a capacitação terá início às 9h e seguirá até 17h; já no último dia, o encontro acontece das 9h às 12h.

A presidente do CMDCA, Luciana Oliveira, falou sobre a iniciativa. “Essa é uma capacitação que vai dar formação para eles sobre a atuação de um conselheiro tutelar. Falaremos sobre toda conduta e a prática do profissional dentro do Conselho Tutelar, após a posse. O Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei 8069/90 e a Resolução 170 do CONANDA serão nossas referências”, disse.

Com duração de três dias, a capacitação será ministrada pela consultora de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, Vivianni Acosta. A profissional também foi responsável pela realização do estudo dirigido sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e a aplicação da prova de conhecimentos específicos, etapas anteriores à votação.

O processo que elegeu cinco membros titulares e cinco suplentes para o Conselho Tutelar aldeense ocorreu no dia 06 de outubro, com ampla participação popular. Todos os documentos relacionados à eleição estão disponíveis no site da Prefeitura de São Pedro da Aldeia. Clique aqui para acessá-los.

O Centro de Formação Continuada está localizado na sede da Secretaria Municipal de Educação, na Rua Francisco dos Santos Silva, nº 479, no bairro Nova São Pedro, ao lado do Teatro Municipal Dr. Átila Costa.