Centro de Formação Continuada atende mais de 1500 profissionais da Educação no mês de março

Cursos de aperfeiçoamento profissional tem como objetivo enriquecer o atendimento aos alunos

O aperfeiçoamento profissional é destaque na Educação em São Pedro da Aldeia. Apenas no mês de março, o Centro de Formação Continuada (CEFOR) atendeu mais de 1500 profissionais da pasta com cursos em diversas áreas pedagógicas. O objetivo é oferecer ainda mais qualificação aos educadores para as aulas presenciais. A iniciativa também visa enriquecer o atendimento aos mais de 13 mil alunos matriculados na rede municipal.

O CEFOR ofertou capacitações nas áreas de Educação do Campo, Educação Especial, Libras, Braile, Educação Antirracista, Informática Educativa, Educação Ambiental, Primeiros Socorros e Capacitação para Cuidador de Aluno Especial. Também foram disponibilizadas turmas para áreas de atuação, como a de Primeiro Segmento, que promoveu momentos de socialização, de compartilhamentos de ideias, experiências pedagógicas e textos literários.

A coordenadora da área, Bárbara Joyce Andrade, falou sobre a finalidade em disponibilizar e atualizar o conhecimento dos profissionais. “Diante das diversas readaptações necessárias para o sistema de ensino neste ano, sabemos dos inúmeros desafios a serem superados. Nota-se, portanto, a imensa relevância do curso de formação de professores, principalmente para esse contexto, onde será possível receber as devolutivas dos nossos docentes, sobre a realidade vivenciada nas salas de aulas, apresentar estudos pertinentes à práxis pedagógica e compartilhar experiências, para que juntos alcancemos nosso maior objetivo: uma Educação Pública de qualidade”, disse Bárbara.

Pioneiro em cursos gratuitos de formação continuada na região, o CEFOR também atende os demais profissionais da Educação, entre eles, secretários escolares, auxiliares de creche, cuidadores de alunos especiais, merendeiras, inspetor de alunos e outros. O diretor do Centro, Adriano Vaz, contou sobre o funcionamento e a projeção de serviços ainda para este ano.

“Além de contribuir com toda a estrutura para as formações, o CEFOR fica responsável por certificar e declarar a formação dos profissionais. Fazemos todo o controle de frequência através dos formulários de inscrição preenchidos e o objetivo é que essas formações se estendam durante todo ano, sendo divididas em oito períodos. O CEFOR atua como se fosse o coração da Secretaria de Educação, garantindo a formação continuada do educador, com profissionais qualificados e aptos para a capacitação. Tivemos o aproveitamento de quase 100% do público inscrito neste mês com os cursos presenciais, não só para professores, mas também para os demais colaboradores da pasta”, pontuou

Imagem: SEMED/PMSPA

O Centro de Formação Continuada fica localizado na sede da Secretaria de Educação, no bairro Nova São Pedro. As capacitações terão continuidade no mês de abril, para todos os profissionais inscritos por meio de formulário enviado às unidades escolares.