Em menos de 24h de chuvas intensas, o município de São Pedro da Aldeia registrou 68 milímetros de precipitação pluviométrica, quantidade esperada para 15 dias. Até o final da tarde desta terça-feira (22/09), a Defesa Civil aldeense havia registrado 21 (vinte e uma) ocorrências entre alagamentos, princípio de escorregamento de solo e queda de muro.
Além da intensidade das chuvas, os transtornos causados pelos alagamentos também são consequência do descarte indevido de lixo nas ruas. A Prefeitura tem intensificado o recolhimento de galhos, materiais inservíveis, entulho e lixo jogados irregularmente em áreas públicas, mas a falta de cidadania de parte dos moradores contribui para o prejuízo coletivo.
Assistência Social
Os bairros mais atingidos com alagamentos no município são Praia Linda, Rua do Fogo e Balneário. Na Ponta do Ambrósio, foi registrado princípio de escorregamento de solo na Travessa Alencar G. dos Santos.
Até às 17h30 de hoje (22/09), o município registrava 49 pessoas desalojadas, que já estão sendo acompanhadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social em conjunto com a Defesa Civil. Os moradores estão recebendo apoio para repor materiais perdidos com a chuva, como colchões, por exemplo, mantimentos e o deslocamento para a casa de parentes. Até o final da tarde, não havia interdições na cidade.
A Defesa Civil está em Estado de Atenção, que permanecerá até amanhã (23/09). Todas as equipes da Prefeitura aldeense estão de sobreaviso para atender a população e as Secretarias de Serviços Públicos, Meio Ambiente e Assistência Social estão atuando nas ruas, atendendo as prioridades.
A Defesa Civil orienta os motoristas a trafegarem com cautela nas rodovias estaduais que cortam o município para evitar acidentes.